PROPOSTA DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA
Resumo
Retomamos neste artigo uma parte de pesquisa de doutorado que teve como objetivo analisar comparativamente as praxeologias em documentos oficiais, no livro didático e do professor, referentes ao ensino de equações polinomiais do primeiro grau com uma incógnita. Para tanto, expandimos as discussões oriundas da pesquisa que resultaram em uma proposta de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de professores (PEP-FP) para o ensino de equações polinomiais do primeiro grau com uma incógnita. O PEP-FP apoia-se em alguns elementos conceituais que fazem parte do dispositivo, tais como: o modelo epistemológico de referência (MER) e os tipos de organizações matemáticas (OM) que serão apresentados mais adiante. O dispositivo vem como uma proposta metodológica para formação de professores de educação básica, tendo como finalidade compreender a razão de ser das equações polinomiais do primeiro grau com uma incógnita e qual organização didática almejar para a formação inicial ou continuada desses profissionais. A pesquisa fundamenta-se na teoria antropológica do didático (TAD), mais especificamente nos constructos teórico-metodológicos de um PEP. Ademais, partimos da apresentação de um MER para o ensino de equações polinomiais do primeiro grau com uma incógnita. Esse MER é a alavanca para construção de organizações didáticas que viabilizem as atividades de estudo e pesquisa oriundas da questão proposta para a realização das atividades que conduziriam à resolução das questões derivadas. Por esta razão, propusemos um dispositivo didático (PEP-FP) por meio do qual o professor de ensino básico teria acesso a uma visão não apenas ampliada, mas regulada/ajustada pelos três princípios estruturantes do PEP e as dialéticas fundamentais de como estudar e ensinar equações polinomiais do primeiro grau com uma incógnita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.