IMPLEMENTAÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE NOS APRESENTAM OS ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE ESSA TEMÁTICA?

Autores

  • Érica Gambarotto Jardim Bergamim Universidade Estadual de Maringá
  • Lucieli Maria Trivizoli
  • Marinez Meneghello Passos

Resumo

O evento Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) tem contribuído para a ampliação e divulgação de investigações na área de História da Matemática no Brasil. Considerando a importância desse evento, neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que procurou identificar e interpretar o que os trabalhos publicados nas edições de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021 do SNHM relatam a respeito de implementações envolvendo História da Matemática na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual se buscou trabalhos das referidas edições do evento que tratassem da temática, o que nos levou à identificação de 16 deles. Por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo, realizamos o estudo das contribuições das implementações indicadas pelos autores das divulgações, assumindo por categorias a priori aquelas estabelecidas por Miguel (1997). Desse processo analítico evidenciamos que são poucos os trabalhos que tratam da implementação da História da Matemática na Educação Básica. Naqueles que se dedicaram à temática, seus autores reforçam os argumentos pautados na motivação e na aprendizagem com compreensão, codificadas por nós por C1 e C11, as quais foram assumidas por categorias a priori e que estão assim descritas em Miguel (1997): A história é uma fonte de motivação para o ensino e aprendizagem da matemática; A história é um instrumento que pode promover a aprendizagem significativa e compreensiva da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antônio Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BIFFI, L. C. R. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 122 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR, 2018.

CARVALHO, L. S.; CAVALARI, M. F. A História da Matemática na Educação Básica: concepção de licenciandos(as) em Matemática. Research, Society and Development, Itajubá, v. 4, n. 8, p. 01-30, 2019.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARTINS, J. P.; SILVA NETO, B. C. História para o ensino da matemática nos artigos do ENEM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 16, 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, 2018. Disponível em: https://www.16snhct.sbhc.org.br/resources/anais/8/1535756756_ARQUIVO_66910129253.TRABALHOCOMPLETO.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

MENDES, I. A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

MENDES, I. A. História para a Educação Matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 26-50, 2019.

MENDES I. A.; PIRES, L. S. Classificação de teses e dissertações nas subáreas em história para o ensino da matemática (1990-2018). Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 9, n. 19, p. 410-434, 2020.

MIGUEL, A. As potencialidades da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

OMENA, B. S. de O. A história da matemática em propostas didáticas presentes em teses e dissertações brasileiras. 75 f. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Itajubá – MG, 2015.

PIRES, L. S. S.; MENDES, I. A. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMAT (2001-2017). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p.28--44, 2020.

SANTOS, M. R dos. Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da história da matemática no ensino de matemática. 83 f. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Itajubá – MG, 2017.

SOUTO, R. M. A. História na Educação Matemática – um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 515-536, 2010.

TRIVIZOLI, L. M. Um panorama para a investigação em História da Matemática: surgimento, institucionalização, pesquisas e métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 5, n. 8, p. 189-2012, 2016.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Gambarotto Jardim Bergamim, Érica, Maria Trivizoli, L., & Meneghello Passos, M. (2022). IMPLEMENTAÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE NOS APRESENTAM OS ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE ESSA TEMÁTICA?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 105–127. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5126

Edição

Seção

Artigos Científicos