Uso de tecnologias digitais na aprendizagem da geometria espacial

um panorama da produção acadêmica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10547

Resumo

A geometria espacial desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento geométrico, mas enfrenta desafios no Ensino Médio, especialmente no contexto pós-pandêmico. Este artigo tem como objetivo mapear e analisar as pesquisas acadêmicas brasileiras realizadas no espaço temporal de uma década (2013 a 2023) que abordam o uso das Tecnologias Digitais no ensino de geometria espacial no Ensino Médio. A pesquisa baseia-se em um mapeamento sistemático realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no catálogo da CAPES e no repositório da Universidade Federal de Sergipe (RI/UFS). Foram identificados 18 estudos, incluindo 16 dissertações e duas teses, distribuídos em três regiões do Brasil. As análises indicam que recursos como GeoGebra, Realidade Aumentada e Impressão 3D favorecem a visualização e manipulação de objetos geométricos tridimensionais, tornando a aprendizagem mais interativa. Observamos uma predominância de pesquisas qualitativas e a necessidade de expandir investigações para regiões do Brasil menos representadas. Os resultados sugerem que o uso dessas tecnologias potencializa a compreensão de conceitos geométricos e contribui para práticas pedagógicas mais dinâmicas, alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular.

 

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Biografia do Autor

Renata Sá de Jesus Barbosa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) pela Universidade Federal de Sergipe.  Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/São Cristóvão). Membro do grupo de pesquisa NPPEM/UFS.

Maria Cristina Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática- UNIARP; Licenciada rm Fisica - UNESC; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática- UFS; Doutoranda em Ensino- RENOEN/UFS

Nailys Melo Sena Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Ensino (RENOEN/UFS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Didática do Ensino de Matemática e em Metodologia do Ensino da Matemática pela UNIBF. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/São Cristóvão). Membro do grupo de pesquisa NPPEM/UFS.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática. Doutora em Educação Matemática/UNIAN-SP. Professora Adjunta do Departamento de Matemática/UFS/São Cristóvão-SE. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIMA/UFS-SE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Rede de Ensino – RENOEN/UFS. Coordenadora do Curso Licenciatura em Matemática do Programa de Qualificação Docente – PQD-4/UFS. Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Sergipe – SEBEM-Sergipe. Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/CNPq/UFS). Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/CNPq/UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/CNPq/UFS).

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Barbosa, R. S. de J., Cristina Rosa, M., Sena Santos, N. M., & Souza, D. da S. (2025). Uso de tecnologias digitais na aprendizagem da geometria espacial: um panorama da produção acadêmica brasileira . Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10547

Edição

Seção

Artigos Científicos