Uso de tecnologias digitais na aprendizagem da geometria espacial
um panorama da produção acadêmica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10547Resumo
A geometria espacial desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento geométrico, mas enfrenta desafios no Ensino Médio, especialmente no contexto pós-pandêmico. Este artigo tem como objetivo mapear e analisar as pesquisas acadêmicas brasileiras realizadas no espaço temporal de uma década (2013 a 2023) que abordam o uso das Tecnologias Digitais no ensino de geometria espacial no Ensino Médio. A pesquisa baseia-se em um mapeamento sistemático realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no catálogo da CAPES e no repositório da Universidade Federal de Sergipe (RI/UFS). Foram identificados 18 estudos, incluindo 16 dissertações e duas teses, distribuídos em três regiões do Brasil. As análises indicam que recursos como GeoGebra, Realidade Aumentada e Impressão 3D favorecem a visualização e manipulação de objetos geométricos tridimensionais, tornando a aprendizagem mais interativa. Observamos uma predominância de pesquisas qualitativas e a necessidade de expandir investigações para regiões do Brasil menos representadas. Os resultados sugerem que o uso dessas tecnologias potencializa a compreensão de conceitos geométricos e contribui para práticas pedagógicas mais dinâmicas, alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular.
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