Consultores Ad hoc

set. 2024 - dez. 2024

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM. Tem experiência na área de Formação de Professores e Ensino de Matemática, com ênfase em Educação Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação estatística, formação de professores, ensino de estatística, práticas formativas e práticas pedagógicas.

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná

Doutora pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com estágio de doutorado na Universidade Charles de Gaulle - Lille 3 na França (2013). Possui graduação (2003) e Mestrado (2005) em Matemática pela UEM. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando no Colegiado de Matemática do Campus de Campo Mourão; Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar; e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) - Mestrado e Doutorado - da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa), o qual constitui uma rede de parcerias institucionais, contando com pesquisadores da Unespar, Unioeste, UEM, UFPE, UTFPR, UFPR e estudantes de pós-graduação dos seguintes programas: PRPGEM (Unespar), PPGECEM (Unioeste) e Edumatec (UFPE). Desde 2022 é Editora da Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), e membro do Conselho Editorial da RPEM desde 2012. É revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais da área de Ensino, tais como: Bolema, Educação Matemática Pesquisa, Educação Matemática em Revista, RPEM, Alexandria, Perspectivas em Educação Matemática, Em Teia, Quadrante, SISYPHUS, entre outros. Coordena Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq, contando com a parceria institucional de pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado de quatro Universidades públicas brasileiras: Unespar, Unioeste, UFPE, UEM. Desenvolve pesquisa em parceria com professora da Universidade de Grenoble Alpes (UGA - França). Orientou e orienta diversas pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Didática da Matemática, sendo a maioria delas com foco no campo conceitual da função afim. Orientou e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado em parceria com pesquisadores da Universidade de Grenoble Alpes (UGA - França), da UFBA e da UEM. Participou e participa de organização e comitê científico, inclusive como coordenadora geral, de eventos estadual, nacional e internacional da área de Educação Matemática (SIPEM, ENEM, EPREM, LADIMA, entre outros). Foi coordenadora do GT14 - Grupo de Trabalho em Didática da Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2019 a 2021. Foi a 1 Secretária da Gestão 2016 - 2019 da SBEM - PR, e a 2 Secretária da Gestão 2013 - 2016 da SBEM-PR. Foi avaliadora, coordenadora adjunta e assessora pedagógica de várias edições do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, de 2014 a 2022. É mãe de Paulo André, de 5 anos.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Estevam, E. J. G., & Rezende, V. (2024). Consultores Ad hoc: set. 2024 - dez. 2024. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/10132

Edição

Seção

Consultores Ad Hoc