Interfaces pesquisa/sala na pós-graduação em Ensino de Ciências/Educação Matemática e a formação do pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10084Resumo
Apresentamos neste artigo uma discussão sobre as interfaces da pesquisa/sala na Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, analisando suas influências na formação do pesquisador. Para tanto, abordamos essa problemática por meio da teorização e estudos acerca da pesquisa e a sala de aula. Os sujeitos deste estudo foram dez alunos do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina Tópicos de Ensino de Matemática. A pesquisa adotou como base uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e teve como procedimento metodológico um levantamento de dados e aplicação de questionário. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de refletir constantemente sobre a prática de ensino a partir das pesquisas realizadas, promovendo um estreitamento entre a pesquisa e a sala de aula. Foi observado que existe um impacto positivo das pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática sobre aspectos voltados para a sala de aula e para o processo de formação dos pesquisadores.
Downloads
Referências
ANDRADE, S. de. A pesquisa em educação matemática, os pesquisadores e a sala de aula: um fenômeno complexo, múltiplos olhares, um tecer de fios. 2008. Tese de Doutorado, FE-USP, São Paulo.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o Cotidiano. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007
BLOCH, I. Peut-on analyser la pertinence des réactions mathématiques des professeurs dans
leur classe ? Comment travailler cette pertinence, en formation, dans des situations à
dimension adidactique? In Actes du Séminaire National des Didactiques des
Mathématiques. Paris: ARDM et IREM de Paris 7, 2005, p.15-30.
GARCIA, Nicole; HERBST, Patricio G. Teaching Mathematics with Problems: What a teacher learned through research. Teachers Engaged in Research: Inquiry Into Mathematics Classrooms, Grades 9-12, Information Age Publishing, Arizona, 2006. P. 197-214.
GARCIA, Regina Leite. A difícil arte/ciência de pesquisar com o cotidiano. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método; Métodos; Contramétodo. São Paulo: Cortez,
2003a. 208p, cap.9, p. 193-208.
GLANFIELD, F.; OVIATT, A.; BAZCUK, D. Teachers Engaged in Research. Inquiry Into Mathematics Classrooms, Grades 9-12, pages 75-96 Copyright 2006.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da; BOING, Luiz Alberto. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 456-468, 2009.
MEWBORN, D. S (Ed.). (2006). Teachers engaged in research: inquiry into Mathematics classrooms. Greenwich: Information Age Publishing.
PINHEIRO, M. S.; PASSOS, M. L. S.; NOBRE, I. A. M. Importância da pesquisa na formação docente para a prática pedagógica reflexiva. Revista Eletrônica DECT, Vitória (ES), v. 8, n. 01, p 104-127, Abril de 2018
ROMANOWSKI, J. P., & FONTANA, M. I. (2024). Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS02
SANTOS, José Rui; HENRIQUES, Susana. Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10696
ZOEST, L. R. V. Teachers Engaged in Research. Inquiry Into Mathematics Classrooms, Grades 9-12, pages 1-18 Copyright 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.







