Experienciando uma primeira prática com Modelagem Matemática na Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10035

Resumo

Neste relato de experiência, são apresentados aspectos de uma aula com modelagem matemática desenvolvida com alunos da Educação Especial de Jovens e Adultos. O início desta atividade surgiu em meio a um design de formação de professores. No design, a professora regente foi orientada pelos formadores a elaborar um planejamento de aula com modelagem para seus alunos, em seu contexto de atuação. O planejamento indicou o desenvolver de um caça ao tesouro. Neste trajeto, os alunos, com idades entre 15 e 45 anos, foram convidados a explorar conceitos matemáticos, como as dimensões espaciais, formas geométricas e relações inversamente proporcionais. Além dos aspectos matemáticos, foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar, com as disciplinas de ciências, ao trabalhar elementos como os cinco sentidos, e a disciplina de português, como na investigação das vogais. Assim, a modelagem pode ser adaptada a esse contexto, incluindo as necessidades de sala de aula da professora e as limitações dos alunos. As conclusões apontam que a modelagem proporcionou um ambiente enriquecedor de investigação, tendo em vista o caráter lúdico proporcionado por ela durante a aprendizagem de conceitos matemáticos.

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Biografia do Autor

Jeniffer Paula da Cruz, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática  na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. E-mail: jepaula2001@gmail.com  – ORCID: https://orcid.org/0009-0000-7954-4841.

Caroline Larissa Saccoman, Prefeitura de Apucarana

Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Apucarana, em que participou do projeto de extensão CCT - Centro de Correção de Textos e foi aluna bolsista de Iniciação Científica, utilizando como base a teoria semiótica de filiação greimasiana. Pós-graduada em Informática Instrumental Aplicada à Educação, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é membro do Projeto de Pesquisa Gêneros Discursivos em sala de aula: propostas de estudo e de didatização para o 7º. Ano do ensino fundamental, na UNESPAR, e pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade Dom Alberto.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de professores em Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021). Atualmente, coordenadora adjunta do PPGMAT. 

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Cruz, J. P. da, Saccoman, C. L., & Silva, K. A. P. da. (2025). Experienciando uma primeira prática com Modelagem Matemática na Educação Especial. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10035

Edição

Seção

Relatos de Experiência