Experienciando uma primeira prática com Modelagem Matemática na Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10035Resumo
Neste relato de experiência, são apresentados aspectos de uma aula com modelagem matemática desenvolvida com alunos da Educação Especial de Jovens e Adultos. O início desta atividade surgiu em meio a um design de formação de professores. No design, a professora regente foi orientada pelos formadores a elaborar um planejamento de aula com modelagem para seus alunos, em seu contexto de atuação. O planejamento indicou o desenvolver de um caça ao tesouro. Neste trajeto, os alunos, com idades entre 15 e 45 anos, foram convidados a explorar conceitos matemáticos, como as dimensões espaciais, formas geométricas e relações inversamente proporcionais. Além dos aspectos matemáticos, foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar, com as disciplinas de ciências, ao trabalhar elementos como os cinco sentidos, e a disciplina de português, como na investigação das vogais. Assim, a modelagem pode ser adaptada a esse contexto, incluindo as necessidades de sala de aula da professora e as limitações dos alunos. As conclusões apontam que a modelagem proporcionou um ambiente enriquecedor de investigação, tendo em vista o caráter lúdico proporcionado por ela durante a aprendizagem de conceitos matemáticos.
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