O século XXI já chegou às salas de aula de língua inglesa? Reflexões sobre tecnologias, gêneros multimodais e estilos de aprendizagem no ensino de leitura em língua inglesa

Autores

  • Beatriz Gama Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Sílvia Mônica Moura Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.5.62-75

Resumo

A leitura em língua inglesa na educação básica desenvolve-se de maneira em geral por abordagens tradicionais que favorecem quase que exclusivamente o estilo linguístico-verbal. Estudos têm revelado que existem diferentes formas de aprender (GARDNER, 1995), considerando nossas inteligências: visual, cinestésica, linguística, etc. Fundamentamos esse trabalho em leituras de Gardner (1995); Gomes (2010); Rubinstein (2005), Felder (2010), dentre outros. Nosso objetivo é refletir sobre a abordagem de leitura em língua inglesa nas aulas do ensino médio em virtude dos eventos comunicativos que participamos através das tecnologias digitais. Os textos estão cada vez mais multimodais e hipermodais, logo propomos um repensar sobre a mediação da leitura que contemplem os estilos de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2020-10-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo