A educação agostiniana: princípios e aplicação

Autores/as

  • José Joaquim Pereira Melo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Walmir Ruis Salinas Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2013.2.2.189-201

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar princípios da educação agostiniana, bem como a aplicação de parte destes princípios, sugerida por Santo Agostinho. No intuito de lograr êxito neste propósito, foram analisadas obras do tagastense e buscou-se, também, o suporte de obras sobre o bispo de Hipona, na tentativa de se entender o contexto de Santo Agostinho. A partir da análise feita, pode-se inferir que Santo Agostinho, africano de nascimento, cidadão romano por força da lei e cristão por opção, mesmo que tardia, apresentou, em suas ideias sobre educação, uma síntese da formação pragmática romana com a formação de cunho escatológico do cristianismo.

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Publicado

2020-10-06

Cómo citar

MELO, José Joaquim Pereira; SALINAS, Walmir Ruis. A educação agostiniana: princípios e aplicação. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 189–201, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2013.2.2.189-201. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6344. Acesso em: 15 dic. 2025.