A leitura e a escrita como possibilidade de resgate da cidadania de jovens e adultos em privação de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.46-59Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre o papel da educação escolar na prisão, buscando evidenciar que a sala de aula se constitui em espaço de aprendizagem da leitura e da escrita, como fatores contributivos de (re)socialização e de (re)inserção social do homem aprisionado. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, realizada em um presídio masculino do estado de São Paulo/Brasil, foram análise documental, conversas informais e entrevistas, com amostra de alunos e professores da escola. Os resultados obtidos evidenciam que, embora despido do pertencimento à sociedade e duplamente excluído – pelo analfabetismo e pelo estigma por ter passado pela universidade do crime –, o processo de alfabetização afigura-se como possibilidade de construção da identidade e do resgate da cidadania, que a privação da liberdade confere ao homem que teve sua trajetória de vida marcada pela passagem na sociedade dos cativos.
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