A representação da partilha da África em "Civilization V"

Autores

  • Camila Augusta Pires de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0522-8114
  • Cecília Nazaré de Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thaïs Flores Nogueira Diniz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9378

Palavras-chave:

Partilha da África, Pós-colonialismo, video game, música africana

Resumo

O episódio da partilha da África permanece no imaginário da humanidade de forma muito marcante ao se expressar de diferentes pontos de vista e de muitas maneiras, seja em obras visuais como pinturas e instalações, seja na forma de poemas, jogos de computador e música. No presente estudo destacamos as intenções implícitas nas estratégias e nas disputas que, no jogo Civilization V, evocam a ofensiva europeia na conquista do continente, além de lançarmos semelhante olhar para a trilha musical composta para esse videogame. Observamos que, apesar de buscar destacar características que fazem parte da condição africana, fica evidente em ambos, dinâmica do jogo e trilha musical, a preponderância de características europeias na representação do referido evento, com posições muito definidas entre os “dois” lados envolvidos, de ataque e de defesa, de expansão e de resistência, de opressão e de sobrevivência, respectivamente atribuídas aos europeus e aos africanos.

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Biografia do Autor

Camila Augusta Pires de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mobilidade na Technische Universität Braunschweig, Alemanha. Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa, bacharel e licenciada em Letras/Inglês. Atualmente é Vice-Diretora da Editora UFMG, atuando na gestão e área de projetos editoriais. É coorganizadora de Intermidialidade: cinema e adaptação – palavra e imagem – transmidia(lidade) (2024). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0750019205710872

Cecília Nazaré de Lima , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Escola de Belas Artes da UFMG e mestre pelo Instituto de Artes/UNICAMP. Bacharel em Composição pela UFMG e em Piano pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora Associada da Escola de Música da UFMG, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Membro dos grupos de pesquisa Resgate da Canção Brasileira e Intermídia: estudos em intermidialidade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0691329903728467

Thaïs Flores Nogueira Diniz , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Literatura Comparada pela UFMG e pela Indiana University at Bloomington, com pós-doutorado na Queen Mary College, da Universidade de Londres. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG e coordenadora do grupo de pesquisa Intermídia. É autora de Literatura e cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem (2005) e Literatura e cinema: da semiótica à tradução cultural (2003), entre outras publicações. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2891259327805135

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

PIRES DE FIGUEIREDO, Camila Augusta; NAZARÉ DE LIMA , Cecília; FLORES NOGUEIRA DINIZ , Thaïs. A representação da partilha da África em "Civilization V". Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 122–144, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9378. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9378. Acesso em: 2 jan. 2025.