A representação da partilha da África em "Civilization V"

Authors

  • Camila Augusta Pires de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0522-8114
  • Cecília Nazaré de Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thaïs Flores Nogueira Diniz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9378

Keywords:

Partilha da África, Pós-colonialismo, video game, música africana

Abstract

The episode “Scramble for Africa” remains in the imagination of humanity in a very striking way to express itself from different points of view and in many ways, whether in visual works such as paintings and installations, or in the form of poems, computer games and music. The present study highlights strategies of dispute of the video game Civilization V that, in a way, reproduce the European offensive in conquering the continent, also considering the music written by Geoff Knorr for this video game. We have observed that, despite the game dynamics and musical soundtrack highlight features that are part of African condition, the preponderance of European characteristics in the representation of the event in question becomes evident, with very defined positions between the “two” sides involved, of attack and defense, of expansion and resistance, of oppression and survival, respectively attributed to Europeans and Africans.

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Author Biographies

Camila Augusta Pires de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mobilidade na Technische Universität Braunschweig, Alemanha. Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa, bacharel e licenciada em Letras/Inglês. Atualmente é Vice-Diretora da Editora UFMG, atuando na gestão e área de projetos editoriais. É coorganizadora de Intermidialidade: cinema e adaptação – palavra e imagem – transmidia(lidade) (2024). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0750019205710872

Cecília Nazaré de Lima , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Escola de Belas Artes da UFMG e mestre pelo Instituto de Artes/UNICAMP. Bacharel em Composição pela UFMG e em Piano pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora Associada da Escola de Música da UFMG, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Membro dos grupos de pesquisa Resgate da Canção Brasileira e Intermídia: estudos em intermidialidade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0691329903728467

Thaïs Flores Nogueira Diniz , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Literatura Comparada pela UFMG e pela Indiana University at Bloomington, com pós-doutorado na Queen Mary College, da Universidade de Londres. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG e coordenadora do grupo de pesquisa Intermídia. É autora de Literatura e cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem (2005) e Literatura e cinema: da semiótica à tradução cultural (2003), entre outras publicações. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2891259327805135

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Published

2024-12-18

How to Cite

PIRES DE FIGUEIREDO, Camila Augusta; NAZARÉ DE LIMA , Cecília; FLORES NOGUEIRA DINIZ , Thaïs. A representação da partilha da África em "Civilization V". Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 122–144, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9378. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9378. Acesso em: 2 jan. 2025.