Comunidade estética como resistência e participação

olhares à obra de Hélio Oiticica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8737

Palavras-chave:

Hélio Oiticica, Pluralismo Ontológico, Comunidade estética, Criação coletiva

Resumo

O artigo se propões a discutir possibilidades conceituas para a construção de um pluralismo ontológico da arte. Partindo da noção de “comunidade estética”, como uma construção coletiva através dos sentidos, o trabalho irá investigar o papel de uma noção substancialista de “Arte” localizada em um espaço-tempo delimitados na perda da participação e na construção coletiva de símbolos. Em contraponto, será buscado possibilidade de sensibilização através da criação e dos pressupostos teóricos de Hélio Oiticica. Ao apontar para o local e para fazer coletivo, cremos que o trabalho do artista indica um pluralismo ontológico da arte e parâmetros para a constituição de uma comunidade estética.

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Biografia do Autor

Mateus Raynner André de Souza, Universidade de Brasí­lia

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. É bacharel em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e licenciado em Artes Visuais pela mesma instituição. Interessa-se pelas Teorias e Filosofias das Artes. Sobretudo nos campos das relações entre Estética e Política e do Patrimônio Cultural.

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3889279781393865. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7639-3977. E-mail: mateusraynner@gmail.com. 

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

ANDRÉ DE SOUZA, Mateus Raynner. Comunidade estética como resistência e participação: olhares à obra de Hélio Oiticica. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 170–183, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8737. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8737. Acesso em: 3 jul. 2024.