A composição como prática-chave para fomentar condições mais diversas nos processos de criação cênica

Autores

  • Natalia Perosa Soldera Université Laval
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11004

Palavras-chave:

Processos Criativos;, Acessibilidade, Composição, Pesquisa baseada na prática

Resumo

Este artigo apresenta as práticas de composição como estratégias centrais para fomentar processos criativos mais plurais e diversos nas artes cênicas. A partir dos referenciais teóricos de Van Kerkhoven, Kuppers, Fagundes, Eugênio & Fiadeiro, Bogart & Landau e Sermon & Chapuis, definimos e analisamos essas duas noções em articulação com o processo criativo do coletivo artístico Bureau de l’APA, sediado em Quebec, com base em entrevistas e observações — participantes e não participantes. Ao integrar teoria e prática, o artigo evidencia como a composição favorece a abertura, a escuta e a flexibilidade, configurando processos criativos como um territórios de multiplicidade — habitado por artistas inventivos, bricoleurs, que operam entre fronteiras e disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Perosa Soldera, Université Laval

Doutoranda em artes cênicas pela Université Laval (Québec, Canada).

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Marcia Berselli: Professora Adjunta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas cênicas para todos os corpos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0739122615811316.

Referências

Berselli, M. (2019.) Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. 298 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, BR-RS, 2019.

Bogart, Anne; Landau, Tina. (2005). The viewpoints book: a practical guide to viewpoints and composition. 1st ed. Theatre Communications Group, New York.

Dubatti, J. (2007). Filosofia del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires: Atuel.

Dubatti, J. (2008). Cartografia Teatral: Introdución al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel.

Eugenio, F. et Fiadeiro, J. (2012). Dos modos de re-existência: Um outro mundo possível, a secalharidade. AND LAB: Artistic Research and Scientific Creativity. https://docplayer.com.br/36815057-Dos-modos-de-re-existencia-um-outro-mundo-possivel-a-secalharidade.html

Eugenio, F. et Fiadeiro, J. (2013). Jogo das perguntas: o Modo Operativo “AND” e o viver juntos sem ideias. Fractal: Revista De Psicologia, 25(2), 221- 246. https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4940

Fagundes, P. (2010). La Ética de la Festividad en la Creación Escénica [Thèse]. Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Humanidades. https://e-archivo.uc3m.es/handle/10016/7557

Fernandes, Silvia. (2024). Teatralidades dissidentes. Cena, 42(1), 01–14. https://doi.org/10.22456/2236-3254.133985.

Fischer-Lichte, E. (2008). The Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. London: Routledge.

Hébert, C. et Perelli-Contos, I. (2001). La face cachée du théâtre de l’image. L’Harmattan.

Kuppers, Petra. (2011). Disability Culture and Community Performance. Find a Strange and Twisted Shape. London: Palgrave.

Nelson, Lisa. Before Your Eyes. Seeds of a Dance Practice. Contact Quarterly dance journal. 29, winter/spring, 2004. [first published in French translation in Vu du Corps: Lisa Nelson, Mouvement et Perception, Nouvelles de Danse No. 48-49, Brussels, Belgium, 2001]. Disponível em http://sarma.be/docs/3247. Acesso em 21 maio 2024.

Oddey, A. (1994). Devising Theatre: A Practical and Theoretical Handbook (1st ed.). London: Routledge.

Soldera, N. (2023). La fabrication de la scène et les pratiques qui favorisent la composition de dramaturgies plurielles [Tesis, Université Laval]. http://hdl.handle.net/20.500.11794/124323

Pitches, J. (2003). Vsevolod Meyerhold (Routledge Performance Practitioners) (1st ed.). Routledge.

Rossmanith, K. (2009). Making theatre-making: fieldwork, rehearsal and performance-preparation. Reconstruction, 9(1), 1–17.

Roy, I. (1993). Le théâtre Repère: du ludique au poétique dans le théâtre de recherche. Québec: Nuit blanche.

Van Kerkhoven, M. (1997). Le processus Dramaturgique. Nouvelles de Danse, Danse et Dramaturgie, n. 31, 18-25.

Verbeke, A., Rodeyns, J., & De Backer, F. (2023). Disability aesthetics in Belgian arts and disability practices: a qualitative study from the perspective of the non-disabled, facilitating performing artists. Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance, 1–21. https://doi.org/10.1080/13569783.2023.2249412

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

PEROSA SOLDERA, Natalia; BERSELLI, Marcia. A composição como prática-chave para fomentar condições mais diversas nos processos de criação cênica. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 469–489, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11004. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11004. Acesso em: 18 dez. 2025.