A composição como prática-chave para fomentar condições mais diversas nos processos de criação cênica

Autores/as

  • Natalia Perosa Soldera Université Laval
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11004

Palabras clave:

Processos Criativos;, Acessibilidade, Composição, Pesquisa baseada na prática

Resumen

Este artigo apresenta as práticas de composição como estratégias centrais para fomentar processos criativos mais plurais e diversos nas artes cênicas. A partir dos referenciais teóricos de Van Kerkhoven, Kuppers, Fagundes, Eugênio & Fiadeiro, Bogart & Landau e Sermon & Chapuis, definimos e analisamos essas duas noções em articulação com o processo criativo do coletivo artístico Bureau de l’APA, sediado em Quebec, com base em entrevistas e observações — participantes e não participantes. Ao integrar teoria e prática, o artigo evidencia como a composição favorece a abertura, a escuta e a flexibilidade, configurando processos criativos como um territórios de multiplicidade — habitado por artistas inventivos, bricoleurs, que operam entre fronteiras e disciplinas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natalia Perosa Soldera, Université Laval

Doutoranda em artes cênicas pela Université Laval (Québec, Canada).

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Marcia Berselli: Professora Adjunta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas cênicas para todos os corpos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0739122615811316.

Citas

Berselli, M. (2019.) Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. 298 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, BR-RS, 2019.

Bogart, Anne; Landau, Tina. (2005). The viewpoints book: a practical guide to viewpoints and composition. 1st ed. Theatre Communications Group, New York.

Dubatti, J. (2007). Filosofia del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires: Atuel.

Dubatti, J. (2008). Cartografia Teatral: Introdución al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel.

Eugenio, F. et Fiadeiro, J. (2012). Dos modos de re-existência: Um outro mundo possível, a secalharidade. AND LAB: Artistic Research and Scientific Creativity. https://docplayer.com.br/36815057-Dos-modos-de-re-existencia-um-outro-mundo-possivel-a-secalharidade.html

Eugenio, F. et Fiadeiro, J. (2013). Jogo das perguntas: o Modo Operativo “AND” e o viver juntos sem ideias. Fractal: Revista De Psicologia, 25(2), 221- 246. https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4940

Fagundes, P. (2010). La Ética de la Festividad en la Creación Escénica [Thèse]. Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Humanidades. https://e-archivo.uc3m.es/handle/10016/7557

Fernandes, Silvia. (2024). Teatralidades dissidentes. Cena, 42(1), 01–14. https://doi.org/10.22456/2236-3254.133985.

Fischer-Lichte, E. (2008). The Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. London: Routledge.

Hébert, C. et Perelli-Contos, I. (2001). La face cachée du théâtre de l’image. L’Harmattan.

Kuppers, Petra. (2011). Disability Culture and Community Performance. Find a Strange and Twisted Shape. London: Palgrave.

Nelson, Lisa. Before Your Eyes. Seeds of a Dance Practice. Contact Quarterly dance journal. 29, winter/spring, 2004. [first published in French translation in Vu du Corps: Lisa Nelson, Mouvement et Perception, Nouvelles de Danse No. 48-49, Brussels, Belgium, 2001]. Disponível em http://sarma.be/docs/3247. Acesso em 21 maio 2024.

Oddey, A. (1994). Devising Theatre: A Practical and Theoretical Handbook (1st ed.). London: Routledge.

Soldera, N. (2023). La fabrication de la scène et les pratiques qui favorisent la composition de dramaturgies plurielles [Tesis, Université Laval]. http://hdl.handle.net/20.500.11794/124323

Pitches, J. (2003). Vsevolod Meyerhold (Routledge Performance Practitioners) (1st ed.). Routledge.

Rossmanith, K. (2009). Making theatre-making: fieldwork, rehearsal and performance-preparation. Reconstruction, 9(1), 1–17.

Roy, I. (1993). Le théâtre Repère: du ludique au poétique dans le théâtre de recherche. Québec: Nuit blanche.

Van Kerkhoven, M. (1997). Le processus Dramaturgique. Nouvelles de Danse, Danse et Dramaturgie, n. 31, 18-25.

Verbeke, A., Rodeyns, J., & De Backer, F. (2023). Disability aesthetics in Belgian arts and disability practices: a qualitative study from the perspective of the non-disabled, facilitating performing artists. Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance, 1–21. https://doi.org/10.1080/13569783.2023.2249412

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

PEROSA SOLDERA, Natalia; BERSELLI, Marcia. A composição como prática-chave para fomentar condições mais diversas nos processos de criação cênica. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 469–489, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11004. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11004. Acesso em: 18 dic. 2025.