A composição como prática-chave para fomentar condições mais diversas nos processos de criação cênica
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11004Mots-clés :
Processos Criativos;, Acessibilidade, Composição, Pesquisa baseada na práticaRésumé
Este artigo apresenta as práticas de composição como estratégias centrais para fomentar processos criativos mais plurais e diversos nas artes cênicas. A partir dos referenciais teóricos de Van Kerkhoven, Kuppers, Fagundes, Eugênio & Fiadeiro, Bogart & Landau e Sermon & Chapuis, definimos e analisamos essas duas noções em articulação com o processo criativo do coletivo artístico Bureau de l’APA, sediado em Quebec, com base em entrevistas e observações — participantes e não participantes. Ao integrar teoria e prática, o artigo evidencia como a composição favorece a abertura, a escuta e a flexibilidade, configurando processos criativos como um territórios de multiplicidade — habitado por artistas inventivos, bricoleurs, que operam entre fronteiras e disciplinas.
Téléchargements
Références
Berselli, M. (2019.) Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. 298 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, BR-RS, 2019.
Bogart, Anne; Landau, Tina. (2005). The viewpoints book: a practical guide to viewpoints and composition. 1st ed. Theatre Communications Group, New York.
Dubatti, J. (2007). Filosofia del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires: Atuel.
Dubatti, J. (2008). Cartografia Teatral: Introdución al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel.
Eugenio, F. et Fiadeiro, J. (2012). Dos modos de re-existência: Um outro mundo possível, a secalharidade. AND LAB: Artistic Research and Scientific Creativity. https://docplayer.com.br/36815057-Dos-modos-de-re-existencia-um-outro-mundo-possivel-a-secalharidade.html
Eugenio, F. et Fiadeiro, J. (2013). Jogo das perguntas: o Modo Operativo “AND” e o viver juntos sem ideias. Fractal: Revista De Psicologia, 25(2), 221- 246. https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4940
Fagundes, P. (2010). La Ética de la Festividad en la Creación Escénica [Thèse]. Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Humanidades. https://e-archivo.uc3m.es/handle/10016/7557
Fernandes, Silvia. (2024). Teatralidades dissidentes. Cena, 42(1), 01–14. https://doi.org/10.22456/2236-3254.133985.
Fischer-Lichte, E. (2008). The Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. London: Routledge.
Hébert, C. et Perelli-Contos, I. (2001). La face cachée du théâtre de l’image. L’Harmattan.
Kuppers, Petra. (2011). Disability Culture and Community Performance. Find a Strange and Twisted Shape. London: Palgrave.
Nelson, Lisa. Before Your Eyes. Seeds of a Dance Practice. Contact Quarterly dance journal. 29, winter/spring, 2004. [first published in French translation in Vu du Corps: Lisa Nelson, Mouvement et Perception, Nouvelles de Danse No. 48-49, Brussels, Belgium, 2001]. Disponível em http://sarma.be/docs/3247. Acesso em 21 maio 2024.
Oddey, A. (1994). Devising Theatre: A Practical and Theoretical Handbook (1st ed.). London: Routledge.
Soldera, N. (2023). La fabrication de la scène et les pratiques qui favorisent la composition de dramaturgies plurielles [Tesis, Université Laval]. http://hdl.handle.net/20.500.11794/124323
Pitches, J. (2003). Vsevolod Meyerhold (Routledge Performance Practitioners) (1st ed.). Routledge.
Rossmanith, K. (2009). Making theatre-making: fieldwork, rehearsal and performance-preparation. Reconstruction, 9(1), 1–17.
Roy, I. (1993). Le théâtre Repère: du ludique au poétique dans le théâtre de recherche. Québec: Nuit blanche.
Van Kerkhoven, M. (1997). Le processus Dramaturgique. Nouvelles de Danse, Danse et Dramaturgie, n. 31, 18-25.
Verbeke, A., Rodeyns, J., & De Backer, F. (2023). Disability aesthetics in Belgian arts and disability practices: a qualitative study from the perspective of the non-disabled, facilitating performing artists. Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance, 1–21. https://doi.org/10.1080/13569783.2023.2249412
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.