O Drama de Beckett através da pintura
Um panorama crítico acerca da relação da composição teatral beckettiana com a arte pictórica
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8746Mots-clés :
Beckett, Teatro, Pintura, VisualidadeRésumé
Este artigo analisa o estado dos estudos acerca da relação da dramaturgia teatral de Samuel Beckett com a pintura, considerando que diferentes classificações do teatro beckettiano indicam essa ligação e que estudiosos importantes da obra de Beckett afirmam a centralidade da visualidade e do pensamento pictórico na composição teatral do autor. Inicialmente a associação do nome de Beckett com o “teatro do absurdo”, o “teatro pós-moderno” e o “pós-dramático” são, portanto, revisitadas tendo em vista a analogia entre essas classificações e a pintura, bem como as afinidades entre algumas peças do autor e certas tendências pictóricas. A partir disso são abordados os trabalhos que tratam exatamente da ligação da composição teatral beckettiana com a arte pictórica, de modo a se indicar como essa composição se apropria da discussão visual, as características pictóricas dessa dramaturgia e a sua proximidade com com a produção de determinados pintores. Assim, são aqui apresentadas discussões indispensáveis para a análise da obra teatral de Beckett e apontadas questões ainda inexploradas no âmbito dos estudos beckettianos.
Téléchargements
Références
ABBOTT, H. Porter. Late Modernism: Samuel Beckett and the Art of the Oeuvre. In ABBOTT, H. Porter; BRATER, Enoch; COHN, Ruby. Around the Absurd: Essays on Modern and Postmodern Drama. 1990. (p. 73-96).
ANDRADE, Fábio de Souza. Disjecta: escritos diversos e um fragmento dramático / Samuel Beckett; edição e prefácio Ruby Cohn: tradução Fábio Souza Andrade. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2022.
BECKETT, Samuel. Disjecta: Miscellaneous Writings and a Dramatic Fragment by Samuel Beckett. London: John Calder. Ed. Ruby Cohn, 1983.
BECKETT, Samuel. The Complete Dramatic Works of Samuel Beckett. Faber & Faber, 2006ᵃ.
BECKETT, Samuel. (2014). The Letters of Samuel Beckett. Vol. I: 1929–1940. Ed. George Craig, Martha Dow Fehsenfeld, Dan Gunn, Lois More Overbeck. Cambridge: Cambridge UP.
BECKETT, Samuel. Samuel Beckett: The Grove Centenary Edition. Vol. IV. (Poems, Short Fiction, and Criticism). Ed. Paul Auster. Int. by J. M. Coetzee, New York, Grove Press, 2006ᵇ.
CARNEIRO, CLEVERSON RIBAS. Os Tambores silenciosos: voz popular e alegria revolucionária. 2002. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná.
COHN, Ruby. Just Play: Beckett’s Theater. Princeton University Press, 1980.
ESSLIN, Martin. The Theatre of the Absurd. Methuen, 2001.
FLETCHER, John. About Beckett: The Playwright and the Work. Faber & Faber, 2014.
GONTARSKI, Stanley. The Intent of Undoing in Samuel Beckett’s Dramatic Texts. Bloomington: Indiana University Press, 1985.
GONTARSKI, Stanley E. Still at Issue after All These Years: The Beckettian Text, Printed and Performed. Journal of Beckett Studies, v. 24, n. 1, p. 104-115, 2015.
HALE, Jane Alison. The Broken Window: Beckett’s Dramatic Perspective. Purdue University Press, 1987.
KNOWLSON, James. Damned to Fame: The Life of Samuel Beckett. Grove Press, 1996.
KNOWLSON, James. Images of Beckett. Cambridge University Press, 2003.
KNOWLSON, James. Light and darkness in the theatre of Samuel Beckett; text of a public lecture delivered at Trinity College, Dublin, on February 7th, 1972. London: Turret Books, 1972.
KEDZIERSKI, Marek. The Space of Absence: Image and Voice in Beckett’ s Later Plays. Ed. Stewart, Bruce Beckett and beyond. Gerrards Cross: Colin Smythe, p. 155-163, 1999.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. Apresentação de Sérgio de Carvalho. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2007.
LLOYD, David. Beckett’s Thing: Painting and Theatre. Edinbugh University Press, 2016.
MARFUZ, Luiz. Beckett e a implosão da cena: poética teatral e estratégia. Perspectiva, 2014.
OPPENHEIM, Lois. The Painted Word: Samuel Beckett’s Dialogue with Art. Michigan: The University of Michigan Press, 2000.
YACOBI, Tamar. Pictorial Models and Narrative Ekphrasis. Poetics Today, 16(4), 599–649, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.