CAMINHOS
A BICICLETA COMO INSTRUMENTO DE ARTE
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7574Mots-clés :
Bicicleta, espaço urbano, arte e tecnologia, mobilidadeRésumé
Caminhos é o estágio atual de uma pesquisa em arte que tem sido desenvolvida nos últimos anos, partindo da bicicleta como um elemento estético e como um modal de transporte urbano, usando o GPS e plataformas e bases de dados abertas como ferramentas auxiliares. Ela também articula alguns conceitos como o de formatividade, conforme proposto por Luigi Pareyson (2001) e conceitos relacionados ao processo de desmaterialização da obra de arte, segundo Lucy Lippard e John Chandler (1971). Caminhos se relaciona, também, à teoria da construção social da tecnologia (SCOT), conforme proposto por Trevor Pinch e Wiebe Bijker (1987), especialmente com os conceitos de abertura e fechamento do significado dos artefatos tecnológicos, considerados a partir de seu processo de elaboração, e com o conceito de sistemas tecnológicos, conforme proposto por Thomas Hughes (2012).
Téléchargements
Références
BAZZO, W. A. et al. O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade? Cadernos de Ibero-América, p. 119-155, 2003.
BIJKER, Wiebe; PINCH, Trevor. The Social Construction of Facts and Artifacts: Or How the Sociology of Science and the Sociology of Technology Might Benefit Each Other. In: HUGHES, Thomas; BIJKER, Wiebe; PINCH, Trevor. The Social Construction of Technological Systems: New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge, London: The MIT Press, 1987, p. 17-52.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. 1 ed. São Paulo: G. Gili, 2013.
COVID-19 mortes por países - Pesquisa Google. Google. Disponível em: encurtador.com.br/fiqu7. Acesso em: 27 set. 2022.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 1 ed. São Paulo: Editora 34, v. 1, 1995, p. 10-36. (Trans).
DIREITOS na pandemia, São Paulo, n. 10, 21 01 2021. 42 p.
ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Cross: Definition, Symbolism, Types, & History. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/cross-religious-symbol>. Acesso em: 22 fev. 2023.
FELTON, Vernon. History of the Schwinn Sting-Ray. BIKE Magazine. 2013. Disponível em: https://www.bikemag.com/blog/news-a-nod-to-the-man-who-changed-it-all/. Acesso em: 22 fev. 2023.
GEOJSON—PORTAL for ArcGIS | Documentação do ArcGIS Enterprise. Portal for ArcGIS. 2018. Disponível em: https://enterprise.arcgis.com/pt-br/portal/latest/use/geojson.htm. Acesso em: 30 set. 2022.
HAZZARD, Cris. What is a GPX File? Hiking Guy. 2020. Disponível em: https://hikingguy.com/how-to-hike/what-is-a-gpx-file/. Acesso em: 27 set. 2022.
HUGHES, Thomas. The Evolution of Large Technological Systems. In: HUGHES, Thomas; BIJKER, Wiebe; PINCH, Trevor. The Social Construction of Technological Systems: New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge, London: The MIT Press, 2012, p. 45-76.
IBGE | Cidades@ | Paraná | Curitiba | Panorama. IBGE. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/curitiba/panorama. Acesso em: 30 set. 2022.
LEWITT, Sol. Paragraphs on conceptual art. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake. Conceptual art: a critical anthology. Cambridge, London: The MIT Press, 1999, p. 12-16.
LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. The Dematerialization of Art. In: LIPPARD, Lucy R. Changing: Essays in Art Criticism. New York: E. P. Dutton, 1971, p. 255-276. (Documents in Modern Art Criticism).
MAGAZINE LUIZA. Velocímetro Hodometro Com 15 Funções Bicyclete Computer + Led Trazeiro - Bicycle Computer - Velocímetro Automotivo. Magazine Luiza. Disponível em: https://bit.ly/ciclocomp. Acesso em: 22 fev. 2023.
MAM. Desenho preparatório para Man Ray, SILVEIRA, REGINA. MAM. 2019a. Disponível em: https://mam.org.br/acervo/1999-005-silveira-regina/. Acesso em: 22 fev. 2023.
MAM. “Masterpieces (in Absentia: Man Ray)”, SILVEIRA, REGINA (1998.165-000). MAM. 2019b. Disponível em: https://mam.org.br/acervo/1998-165-000-silveira-regina/. Acesso em: 22 fev. 2023.
MARQUEZ, Renata Moreira. O mapa como relato. Ra’e Ga, Curitiba, v. 30, p. 41-64, abr. 2014.
MEDEIROS, Rafael Milani. Formação de política pública para o aumento da participação modal da bicicleta em Curitiba. Dissertação (Mestrado em Gestão Urbana) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.
PAREYSON, Luigi. Definição da arte. In: PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. cap. 2, p. 21-28.
SARLO, Beatriz. A cidade vista: mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
STALKER. Andrei Tarkovski. URSS: Mosfilm Studios, Zweites Deutsches Fernsehen, 1979. Longa metragem (162 min.).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.