v. 28 n. 1 (2023): Dossiê Estética do Corpo e do Movimento: incursões no campo das artes

Descrição da imagem de capa: Cartaz vertical, com imagem abstrata que remete a um corpo embalado em plástico em cores que vão do preto ao cinza claro. Do lado superior esquerdo do cartaz, em letras vermelhas e brancas sobre a imagem, se lê “Revista Científica de Artes da Faculdade de Artes do Paraná”; abaixo, “Dossiê: Estética do Corpo e do Movimento: incursões no campo das artes”; e, na lateral direta, escrito em vermelho, “vol. 28, n. 01, jan-jun 2023. Fim da descrição.
Publicado: 2023-09-27

Edição completa

Artigos

  • O O PENSAMENTO E A TERRA

    Ana Rita Nicoliello
    16-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7571
  • BAIANASYSTEM: ANTROPOFAGIA É AQUI

    Laura Belisário, Rachel Cecília de Oliveira
    33-53
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7643
  • OS CORPOS EM LUTA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PRÁTICA DE ARTES MARCIAIS

    Alexandre Luz
    54-78
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7439
  • QUANDO A ARTE E O ARTISTA SE MISTURAM A CAPOEIRA ANGOLA E A LUTA PELA LIBERDADE

    Felipe Araujo Fernandes
    79-109
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7408
  • ESCREVIVÊNCIAS SOBRE CORPO, DANÇA E(M) EDUCAÇÃO NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO

    Mauricio Barbosa de Lima
    110-130
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7391
  • A QUEM INTERESSAM MINHAS MEMÓRIAS DANÇADAS NA ESCOLA?

    Eder Fernando Nascimento
    131-157
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7385
  • MATERIALIZAÇÃO DA IMAGINAÇÃO PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE CAROLINA BIANCHI

    Luisa Jacques de Moraes Dalgalarrondo
    158-180
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7442
  • O TRABALHO DO ATOR E EMOÇÕES UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES E MEMÓRIA DAS EMOÇÕES DE STANISLAVSKI

    Ronald Rosa, Bárbara Tavares
    181-208
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7113
  • CORPOGRAFIAS EM PERFORMANCES DE CANÇÃO AO VIVO ENTRE O POP E O CAMPO EXPERIMENTAL

    Mamutte (Felipe Saldanha Odier)
    209-236
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7546
  • CAMINHOS A BICICLETA COMO INSTRUMENTO DE ARTE

    Guilherme Caldas dos Santos
    237-263
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7574
  • A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NOS VIDEOGAMES

    Guilherme Foscolo
    264-280
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7658
  • L' HORREUR COSMIQUE ET L’EXTÉRIORITÉ RADICALE QUELQUES REMARQUES SUR LOVECRAFT A PARTIR D’UNE LECTURE DE L’ŒUVRE H. P. LOVECRAFT : LA DISYUNCION EN EL SER.

    Walter Menon Junior
    299-316
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7610
  • MOVIMENTOS DE ACOPLAMENTO CORPO-SOLO NA POÉTICA DE ARTISTAS LATINO-AMERICANES

    Sarah Marques Duarte
    317-338
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7482
  • CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE E NATUREZA NA CONTEMPORANEIDADE EM CORPOS LATINO-AMERICANES [COMO ENTIDADES] NAS ARTES VISUAIS ANA MENDIETA, PANEMA E UÝRA SODOMA

    Gislaine Pagotto
    339-367
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7577
  • PERFORMANCE ARTE: PRÁTICAS SIMULTÂNEAS, COLETIVAS E COLABORATIVAS

    Eduardo Cardoso Amato, Amábilis de Jesus
    368-391
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7470
  • CORPOS-TERRITÓRIOS EM MUSEUS – ESPAÇO DE CRIAÇÃO/EDUCAÇÃO

    Nathália Teodósio Vieira, Ana Paula Abrahamian de Souza
    392-408
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7338
  • CLINT EASTWOOD ATOR E DIRETOR

    Mauro Alejandro Baptista y Vedia Sarubbo
    409-432
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7576
  • PORNOGRAFIA E GRAVURA MOVIMENTOS POLÍTICOS DOS CORPOS E DAS IMAGENS ESTÁTICAS ENTRE O SÉC .XVI E XX.

    Wilson Roberto da Silva
    433-461
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7441
  • APROPRIAÇÕES POÉTICAS DE BIOSSENSORES UMA ABORDAGEM SOBRE O CORPO MONITORADO NA ARTE

    Ricardo de Pellegrin, Rebeca Lenize Stumm
    462-478
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7457

Resenhas

  • ARTE E(M) EDUCAÇÃO REFLEXÕES RESULTANTES DA EXPERIÊNCIA DO CORPO NO MUNDO

    Cristiane do Rocio Wosniak
    479-489
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7352
  • O QUE PODE MOVER O MEU CORPO NA ESCOLA? PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Matheus dos Anjos Margueritte
    490-495
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7181

Entrevistas

  • O CORPO VISUAL E O CORPUS PLÁSTICO ENTREVISTA COM ADRIANA TABALIPA

    Christopher Jonathan Moro
    496-503
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7432
  • "PERFORMANCE AS EMBODIED THINKING" INTERVIEW WITH MARILYN ARSEM

    Izis Dellatre Bonfim Tomass
    504-535
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7452
  • PERFORMANCE COMO RISCO, PERVERSÃO E TRANSGRESSÃO ENTREVISTA COM MAIKON K

    Anderson Bogéa
    536-548
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7579

Traduções

  • SOMAESTÉTICA UMA PROPOSTA DISCIPLINAR (tradução)

    Anderson Bogéa; Izis Tomass
    549-582
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7578