A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL

Auteurs

  • Gabriel Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Yasmim Ribeiro de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Brenda Luara dos Santos de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4315

Résumé

O presente artigo tem como objetivo identificar as tendências pedagógicas presentes no ensino de música frente aos relatos proferidos pelos professores do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista - BA, através de uma pesquisa de campo com roteiro semiestruturado de entrevista. Para tanto, apresentaremos as tendências pedagógicas como um todo, elucidando as principais apropriações para o no ensino de Música, com base nos estudos Libâneo (1990), junto à Rego (2013) que nos foi essencial no momento da análise das entrevistas. Por fim, apesar de identificarmos que o pensamento tradicional ainda tem força na relação entre docência-ensino de música-currí­culo, percebemos nas narrativas dos entrevistados seu comprometimento com uma práxis dinâmica que não se isola de sua realidade material, similar a defesa Sócio-Histórica. Compreendemos ainda que, diferente da iniciação música da educação básica, o arte-educar do CMM se destaca devido a amplitude da vivência musical dos agentes envolvidos, o que proporciona uma total imersão na música. Nesse contexto, ainda que no CMM ocorra mais uma iniciação musical, conforme ecoou nas narrativas dos docentes-música, possivelmente por se tratar de uma instituição pública com cursos de curta duração se comparado a outros conservatórios, há uma aprendizagem significativa. Sendo assim, levar essa imersão para o todo curricular da educação básica pode ser uma alternativa de (re)significar o ensino de música.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Egresso doCurso de Violão Popular do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista (CMM); Licenciando em Fí­sica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores (NEFOP/UESB) e do Grupo de Estudos em Cultura, Linguagem e Trabalho (GECuLT/UESB);

Link para Lattes:http://lattes.cnpq.br/8859017256634839

Yasmim Ribeiro de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Viola Caipira do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista (CMM) e Licencianda em Fí­sica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Link para Lattes:http://lattes.cnpq.br/9701978208580547

Brenda Luara dos Santos de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Psicóloga (CRP03/12716) e Professora noDepartamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(DFCH/UESB). Mestra em Educação (PPGED/UESB); Coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura Linguagem e Trabalho (GECuLT/UESB)

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/8102613504643425

Références

BORGES, R. Ensino de Música na escola: tendências pedagógicas e a necessidade da educação musical para o desenvolvimento humano. Tese (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 152. 2018.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 11 ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GONSALVES, E.P. Iniciação í pesquisa cientí­fica. Campinas, SP: Alí­nea, 2001.

LACORTE, Simone; GALVíO, Afonso. Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório. Revista da ABEM, v. 15, n. 17, 2014. Disponí­vel em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/278, acessado em: 25 de fev. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Edições Loyola, 1990.

MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais. Revista Nupeart, v. 4, n. 4, p. 115-136, 2006.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.

MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A presença das tendências pedagógicas na educação brasileira. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 10, n. 1, p. 69-84, 2007. Disponí­vel em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/viewFile/175/138

OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, CJ de H. Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf, 2011. Disponivel em: http://files.pibid-unibr-sao-vicente.webnode.com/200000051-0d0a70e086/Teorias%20de%20aprendizagem.pdf , acessado dia: 02 de Mar. 2021

PENNA, Maura. A dupla dimensão da polí­tica educacional e a música na escola: I–analisando a legislação e termos normativos. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2014. Disponí­vel em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/358 , acessado dia: 02 de Mar. 2021.

PUGLIESE, R. M; ZANETIC, J. A música popular como instrumento para o Ensino de Fí­sica. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Fí­sica. MA: UFMA, 2007.

QUEIROZ, LUIS RICARDO SILVA. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, 2013. disponí­vel em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/88 , acessado dia: 02 de Mar. 2021.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes Limitada, 2013.

SANTOS, dos Ferreira Roberto. Tendências Pedagógicas: o que são e para que servem. Revista Educação Pública, 2012. Disponí­vel em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/15/tendecircncias-pedagoacutegicas-o-que-satildeo-e-para-que-servem, acessado 18 de jun. 2021.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

SCHROEDER, Sí­lvia Cordeiro Nassif. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, 109-118, mar. 2004. Disponí­vel em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/368 , acessado dia: 25 de Fev. 2021.

Téléchargements

Publiée

2021-11-04

Comment citer

SANTOS, Gabriel Silva; SOUZA, Yasmim Ribeiro de; SOUZA, Brenda Luara dos Santos de. A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4315. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4315. Acesso em: 22 nov. 2024.