A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4315Abstract
O presente artigo tem como objetivo identificar as tendências pedagógicas presentes no ensino de música frente aos relatos proferidos pelos professores do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista - BA, através de uma pesquisa de campo com roteiro semiestruturado de entrevista. Para tanto, apresentaremos as tendências pedagógicas como um todo, elucidando as principais apropriações para o no ensino de Música, com base nos estudos Libâneo (1990), junto à Rego (2013) que nos foi essencial no momento da análise das entrevistas. Por fim, apesar de identificarmos que o pensamento tradicional ainda tem força na relação entre docência-ensino de música-currículo, percebemos nas narrativas dos entrevistados seu comprometimento com uma práxis dinâmica que não se isola de sua realidade material, similar a defesa Sócio-Histórica. Compreendemos ainda que, diferente da iniciação música da educação básica, o arte-educar do CMM se destaca devido a amplitude da vivência musical dos agentes envolvidos, o que proporciona uma total imersão na música. Nesse contexto, ainda que no CMM ocorra mais uma iniciação musical, conforme ecoou nas narrativas dos docentes-música, possivelmente por se tratar de uma instituição pública com cursos de curta duração se comparado a outros conservatórios, há uma aprendizagem significativa. Sendo assim, levar essa imersão para o todo curricular da educação básica pode ser uma alternativa de (re)significar o ensino de música.Downloads
References
BORGES, R. Ensino de Música na escola: tendências pedagógicas e a necessidade da educação musical para o desenvolvimento humano. Tese (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 152. 2018.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 11 ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONSALVES, E.P. Iniciação í pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
LACORTE, Simone; GALVíO, Afonso. Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório. Revista da ABEM, v. 15, n. 17, 2014. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/278, acessado em: 25 de fev. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Edições Loyola, 1990.
MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais. Revista Nupeart, v. 4, n. 4, p. 115-136, 2006.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25.
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A presença das tendências pedagógicas na educação brasileira. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 10, n. 1, p. 69-84, 2007. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/viewFile/175/138
OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, CJ de H. Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf, 2011. Disponivel em: http://files.pibid-unibr-sao-vicente.webnode.com/200000051-0d0a70e086/Teorias%20de%20aprendizagem.pdf , acessado dia: 02 de Mar. 2021
PENNA, Maura. A dupla dimensão da política educacional e a música na escola: I–analisando a legislação e termos normativos. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2014. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/358 , acessado dia: 02 de Mar. 2021.
PUGLIESE, R. M; ZANETIC, J. A música popular como instrumento para o Ensino de Física. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. MA: UFMA, 2007.
QUEIROZ, LUIS RICARDO SILVA. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, 2013. disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/88 , acessado dia: 02 de Mar. 2021.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes Limitada, 2013.
SANTOS, dos Ferreira Roberto. Tendências Pedagógicas: o que são e para que servem. Revista Educação Pública, 2012. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/12/15/tendecircncias-pedagoacutegicas-o-que-satildeo-e-para-que-servem, acessado 18 de jun. 2021.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, 109-118, mar. 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/368 , acessado dia: 25 de Fev. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.