A UTILIZAÇÃO DE CAIXAS DIDÁTICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA ARTÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE

Auteurs

  • Luiza Moura Schnitzler Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4299

Résumé

Tendo em vista que a prática artí­stica nas escolas, muitas vezes, parece se resumir à cópia, ao desenho e à releitura de obras icônicas, o presente artigo tem como objetivo desconstruir esta noção de prática, propondo uma alternativa pedagógica: a construção de caixas didáticas. Para isso, realizou-se uma oficina denominada A utilização de caixas didáticas como recurso pedagógico: a importância do fazer desenvolvida no Departamento de Artes da UFPR. O curso abordou como conteúdo o contexto da arte-educação no Brasil, as concepções da prática artí­stica na disciplina de arte, as definições de jogo e lúdico, a concepção de caixa didática e as relações entre autor, obra e espectador a partir do século XX. Desta forma, além das discussões promovidas ao longo do curso, a oficina teve como meta desenvolver uma caixa didática temática sobre as relações entre autor, obra e espectador a partir do século XX. A realização da oficina proporcionou discussões relevantes para a área de artes visuais, conscientizando a importância dos recursos didáticos na formação docente e da mediação em sala de aula.

Palavras-chave: Caixas didáticas; Recurso pedagógico; Prática artí­stica.

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Biographie de l'auteur

Luiza Moura Schnitzler, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Comunicação (Formações Socioculturais) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais no Departamento de Artes da UFPR. Trabalha como professora de artes e pintura em tela com alunos do Ensino Básico e foi bolsista de ações educativas do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

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Publiée

2021-11-04

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SCHNITZLER, Luiza Moura. A UTILIZAÇÃO DE CAIXAS DIDÁTICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA ARTÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4299. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4299. Acesso em: 21 nov. 2024.