A UTILIZAÇÃO DE CAIXAS DIDÁTICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA ARTÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4299Abstract
Tendo em vista que a prática artística nas escolas, muitas vezes, parece se resumir à cópia, ao desenho e à releitura de obras icônicas, o presente artigo tem como objetivo desconstruir esta noção de prática, propondo uma alternativa pedagógica: a construção de caixas didáticas. Para isso, realizou-se uma oficina denominada A utilização de caixas didáticas como recurso pedagógico: a importância do fazer desenvolvida no Departamento de Artes da UFPR. O curso abordou como conteúdo o contexto da arte-educação no Brasil, as concepções da prática artística na disciplina de arte, as definições de jogo e lúdico, a concepção de caixa didática e as relações entre autor, obra e espectador a partir do século XX. Desta forma, além das discussões promovidas ao longo do curso, a oficina teve como meta desenvolver uma caixa didática temática sobre as relações entre autor, obra e espectador a partir do século XX. A realização da oficina proporcionou discussões relevantes para a área de artes visuais, conscientizando a importância dos recursos didáticos na formação docente e da mediação em sala de aula.
Palavras-chave: Caixas didáticas; Recurso pedagógico; Prática artística.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. Leitura de imagem no vestibular. In______. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. p. 137-139.
BARBOSA, Ana Mae. Além da Cronologia. In: 24° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2015, Santa Maria. Anais... Compartilhamento na Rede: Redes e Conexões. Santa Maria, 2015.
BENETTI, Alfonso. A experimentação na pedagogia da pintura: um estudo de ateliê. In: CORRÊA, Ayrton Dutra. Ensino de artes múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 247-273.
BONDíA-LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
BRASIL. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf > Acesso em: 13/06/2018.
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Sobre a palavra criatividade: o que nos leva a pensar Piaget e Vigotski. In: CHRISTOV, Luiza Helena da Silva; MATTOS, Simone Ribeiro de. Arte-Educação: experiências, questões, possibilidades. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2006. p. 9-16.
CUNHA, Marcia Borin. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química nova na escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 12/06/2018.
FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FURTADO, Renata Tavares. Sobre o espectador e a obra de arte: da participação a interatividade. 2013. p. 6-68. Monografia em Produção Cultural –Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2013.
GRALIK, Thais Paulina. Cultura Visual: rumo í compreensão de outro universo no ensino de arte. Revista Nupeart, Florianópolis, n. 8, v. 8, p. 28-43, 2010.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva S.A, 2000.
LIMA, Ana Paula Felicissimo de Camargo. Fluxus em museus: museus em fluxus. 2009. 296 f. Tese em História - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2009. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000446023>. Acesso em: 30 mar. 2017.
LIS, Elza Aparecida Buenos. Ensino da arte e a formação de docentes: ensinando a ensinar. Diaadia educação, Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1585-6.pdf. Acesso em: 15/06/2018.
NAVEIRA, Miguel A.C.; PRESTES, Andréia B.; ROSATO, Márcia C. Caixinhas do MAE: encontros entre o público e o acervo museológico. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, n.10, jul/dez, p. 102-108, 2014.
RAMíREZ, Mari Carmen. Táticas para viver da adversidade: o conceitualismo na América Latina. Arte & Ensaios: revista do ppgav/eba/ufrj, Rio de Janeiro, n. 15, p.185-195, 2007.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, 2006.
SCHNEIDER, Daniela da Cruz; CHAVES, Priscila Monteiro. Teoria e prática como caixa de ferramentas: para pensar desusos no ensino de artes visuais. In: 24° Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014, Montenegro. Anais... Montenegro, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.