DANÇA NO CONTEXTO DE ISABEL MARQUES: algumas questões sobre dança e seus conteúdos no ensino formal

Auteurs

  • Natasha Prado Muniz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Christiane Guimarães de Araújo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4104

Résumé

O presente trabalho propõe a análise dos conteúdos de dança presentes nas atividades corporais que a autora vivenciou no curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), a partir da proposta metodológica Dança no Contexto de Isabel Marques (1997 – 2010) e da sistematização que a autora propõe, dividida em subtextos, textos e contextos da dança. Apresenta reflexões que atravessam essa sistematização, como a presença da linguagem da dança no ensino formal, na disciplina de educação fí­sica e na disciplina de artes, além dos desafios que o professor encontra perante a falta de conhecimento da comunidade escolar e dos pais sobre a disciplina de dança. A pesquisa, de abordagem qualitativa, vale-se, como procedimento metodológico, da revisão de literatura e diário de bordo registrado no perí­odo de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Como referencial teórico, entrelaçam-se, principalmente, os estudos de Marques (1997 – 2010) com Barbosa (1998).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Natasha Prado Muniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pesquisadora do Programa de Iniciação cientí­fica (PIBIC) e Graduanda em Artes cênicas (UEMS-MS). Participante do Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED - Núcleo CRI(s)ES)

Christiane Guimarães de Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco-MS (UCDB). Especialista em Arte Integrativa pela Anhembi Morumbi-SP. Graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – PR (FAP). Docente no curso de Dança e Teatro da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul -MS (UEMS).Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED - Núcleo CRI(s)ES)

Références

ARAÚJO, Christiane Guimarães de. A formação em Artes Cênicas (Teatro e Dança): contribuições para o trabalho e o bem-estar dos professores de arte de Campo Grande, MS. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado) – UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2014.

AZEVEDO, Sonia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009

BARBOSA, A. M.; EISNER, A.; OTT, R. W. (org.) Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1998.

BARBOSA, Ana Mae T. B. Polivalência não é interdisciplinaridade. São Paulo: Max Limonard, 1985.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. et al. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: Conflitos/Acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984

BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1998.

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p.509-523, set./dez. 2014.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez et al. Dança na educação básica: reflexões sobre o papel dos licenciados em dança na construção de saberes artí­sticos no contexto escolar. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, Campinas, p.125-180, out. 2018.

DANTAS, Mônica. Dança: O enigma do movimento. Porto Alegre. Ed. Universidade UFRGS, 1999.

DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. In: História da dança. Porto Alegre, Ed Movimento, 2005.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Educação, Dança e Emancipação Humana. In: TEIXEIRA, Ana et al. ANDA: 10 anos de pesquisas em dança. Salvador: Kelps, 2018. p. 174-199.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. A montanha e o videogame: Escritos sobre educação. Coleção ígere. Papirus, Campinas, 2010.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos a educação (do) sensí­vel. 3 ed. Curitiba: Criar Edições, 2006.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? Campinas: Papirus, 1986.

FABIíO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 321-326, set. 2010.

GALLO, Sí­lvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p.171-178, jul./dez. 2002.

IAVELBERG, Rosa et al. A formação de professores de arte: alcances e ilusão. Formação de professores: múltiplos enfoques. p. 181-192, 2013.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2012

JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MACHADO, Marina Marcondes. Cacos da infância: teatro da solidão compartilhada. São Paulo, Annablume, 2004.

MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. Motriz, São Paulo, v. 3, n. 1, p.20-28, jun. 1997.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, Isabel A.. A dança no contexto: uma proposta para a educação contemporânea. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 1996.

MILER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna.São Paulo: Summus, 2007.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, v. 15, n. 16, 2014.

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM 10.7 (2014).

SOUZA, A. B. . Um Currí­culo da Dança ou para a Dança? In: IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul., 2012.

STRAZZACAPPA, Mácia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: A formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006

STRAZZACAPPA, Marcia M. H.. A tal "dança criativa": afinal, que dança não seria?. In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 39-46.

STRAZZACAPPA, Marcia. Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, p. 69-83, abr. 2001.

STRAZZACAPPA, Márcia. (Org.) A formação do professor de dança. In: GONÇALVES, T., BRIONTES, H.; PARRA, D.; VIEIRA, C. Docência-Artista do Artista–Docente. Fortaleza: Expresso Gráfica e Editora, 2012.

STRAZZACAPPA, Marcia. A arte do espetáculo vivo e a construção do conhecimento: vivenciar para aprender. In: FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (Org.). Educação e Arte: Linguagens Artí­sticas na formação Humana. 2, ed. Campinas, SP: Papirus, 2011, p. 77-96.

STRAZZACAPPA, Marcia. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das Artes. Construindo caminhos. Campinas, SP: Editora Papirus, 2011, p. 39-78.

STRAZZACAPPA, Marcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista docente. Revista de Pesquisa em Arte ARJ. Natal, v. 1/2, p.96-111, jul./dez. 2014.

STRAZZACAPPA, Marcia. Profissão Professor de Dança: Uma breve cartografia do ensino de dança no Estado de São Paulo. Revista Moringa-Arte do Espetáculo. João Pessoa, v. 2, n. 2, 27-40, jul./dez. 2011.

TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013

TIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. Rudolf Laban e o estudo coreológico: possibilidades para o ensino da Dança. In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 181-186.

Téléchargements

Publiée

2021-11-04

Comment citer

MUNIZ, Natasha Prado; ARAÚJO, Christiane Guimarães de. DANÇA NO CONTEXTO DE ISABEL MARQUES: algumas questões sobre dança e seus conteúdos no ensino formal. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4104. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4104. Acesso em: 3 juill. 2024.