DANÇA NO CONTEXTO DE ISABEL MARQUES: algumas questões sobre dança e seus conteúdos no ensino formal
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4104Abstract
O presente trabalho propõe a análise dos conteúdos de dança presentes nas atividades corporais que a autora vivenciou no curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), a partir da proposta metodológica Dança no Contexto de Isabel Marques (1997 – 2010) e da sistematização que a autora propõe, dividida em subtextos, textos e contextos da dança. Apresenta reflexões que atravessam essa sistematização, como a presença da linguagem da dança no ensino formal, na disciplina de educação física e na disciplina de artes, além dos desafios que o professor encontra perante a falta de conhecimento da comunidade escolar e dos pais sobre a disciplina de dança. A pesquisa, de abordagem qualitativa, vale-se, como procedimento metodológico, da revisão de literatura e diário de bordo registrado no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Como referencial teórico, entrelaçam-se, principalmente, os estudos de Marques (1997 – 2010) com Barbosa (1998).Downloads
References
ARAÚJO, Christiane Guimarães de. A formação em Artes Cênicas (Teatro e Dança): contribuições para o trabalho e o bem-estar dos professores de arte de Campo Grande, MS. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado) – UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2014.
AZEVEDO, Sonia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009
BARBOSA, A. M.; EISNER, A.; OTT, R. W. (org.) Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1998.
BARBOSA, Ana Mae T. B. Polivalência não é interdisciplinaridade. São Paulo: Max Limonard, 1985.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. et al. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: Conflitos/Acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984
BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1998.
CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p.509-523, set./dez. 2014.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez et al. Dança na educação básica: reflexões sobre o papel dos licenciados em dança na construção de saberes artísticos no contexto escolar. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, Campinas, p.125-180, out. 2018.
DANTAS, Mônica. Dança: O enigma do movimento. Porto Alegre. Ed. Universidade UFRGS, 1999.
DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. In: História da dança. Porto Alegre, Ed Movimento, 2005.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Educação, Dança e Emancipação Humana. In: TEIXEIRA, Ana et al. ANDA: 10 anos de pesquisas em dança. Salvador: Kelps, 2018. p. 174-199.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. A montanha e o videogame: Escritos sobre educação. Coleção ígere. Papirus, Campinas, 2010.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos a educação (do) sensível. 3 ed. Curitiba: Criar Edições, 2006.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? Campinas: Papirus, 1986.
FABIíO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 321-326, set. 2010.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p.171-178, jul./dez. 2002.
IAVELBERG, Rosa et al. A formação de professores de arte: alcances e ilusão. Formação de professores: múltiplos enfoques. p. 181-192, 2013.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2012
JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MACHADO, Marina Marcondes. Cacos da infância: teatro da solidão compartilhada. São Paulo, Annablume, 2004.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. Motriz, São Paulo, v. 3, n. 1, p.20-28, jun. 1997.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MARQUES, Isabel A.. A dança no contexto: uma proposta para a educação contemporânea. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 1996.
MILER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna.São Paulo: Summus, 2007.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, v. 15, n. 16, 2014.
PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM 10.7 (2014).
SOUZA, A. B. . Um Currículo da Dança ou para a Dança? In: IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul., 2012.
STRAZZACAPPA, Mácia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: A formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006
STRAZZACAPPA, Marcia M. H.. A tal "dança criativa": afinal, que dança não seria?. In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 39-46.
STRAZZACAPPA, Marcia. Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, p. 69-83, abr. 2001.
STRAZZACAPPA, Márcia. (Org.) A formação do professor de dança. In: GONÇALVES, T., BRIONTES, H.; PARRA, D.; VIEIRA, C. Docência-Artista do Artista–Docente. Fortaleza: Expresso Gráfica e Editora, 2012.
STRAZZACAPPA, Marcia. A arte do espetáculo vivo e a construção do conhecimento: vivenciar para aprender. In: FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (Org.). Educação e Arte: Linguagens Artísticas na formação Humana. 2, ed. Campinas, SP: Papirus, 2011, p. 77-96.
STRAZZACAPPA, Marcia. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das Artes. Construindo caminhos. Campinas, SP: Editora Papirus, 2011, p. 39-78.
STRAZZACAPPA, Marcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista docente. Revista de Pesquisa em Arte ARJ. Natal, v. 1/2, p.96-111, jul./dez. 2014.
STRAZZACAPPA, Marcia. Profissão Professor de Dança: Uma breve cartografia do ensino de dança no Estado de São Paulo. Revista Moringa-Arte do Espetáculo. João Pessoa, v. 2, n. 2, 27-40, jul./dez. 2011.
TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013
TIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. Rudolf Laban e o estudo coreológico: possibilidades para o ensino da Dança. In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 181-186.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.