ANIMAÇÃO DE IMAGENS PARA FOTODOCUMENTÁRIOS - EFEITOS VISUAIS PARA PRODUÇÃO DE SENTIDO
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4033Résumé
O fotodocumentário pode ser considerado uma categoria de documentário que se utiliza de imagens, fotos sequenciadas para compor sua narrativa. Este artigo visa adaptar animações e efeitos visuais utilizados em obras de animações, televisivas e cinematográficas dinâmicas para serem aplicados em imagens estáticas de fotodocumentários, auxiliando a produção de sentido neste contexto narrativo e ainda enriquecer e dinamizar visualmente a obra. Como metodologia foi utilizada pesquisa bibliográfica em áreas tangentes a este tema para identificar elementos epistêmicos da fotografia e elencar animações e efeitos possíveis de adaptação para este contexto. Como resultado pôde-se adaptar e relacionar um ao outro, desta forma, imagens exibidas nesta modalidade de documentário poderão transpor mais informação do que simplesmente aparecendo estáticas ao longo do filme. A adição de efeito e animação em elementos e planos da imagem podem destacar ações, emoções, sinalizações, movimento e tendências dentro de um único elemento pictórico. Conclui-se neste estudo que sob o ritmo do áudio ou narração, estes recursos gráficos relacionados e adaptados para o contexto de fotodocumentário podem enriquecer e enfatizar a mensagem a ser passada na obra audiovisual.
Téléchargements
Références
BONI, Paulo César. O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como "meio" para transformações na sociedade. INTERCOM, Natal, 2008.
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio Fundo, Rio de Janeiro, 1992.
KOSHIYAMA, Davi. Análise de usabilidade: Paralaxe aplicada em interface de EaD. Revista PRISMA.COM, n.30, Porto, 2016.
MCGREGOR, Lewis. Understanding Tonal Values and the Importance of Contrast. The Beat, 2017. Disponível em: <https://www.premiumbeat.com/
blog/understanding-tonal-values-and-contrast>. Acesso em: 2 de nov. de 2020.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix, São Paulo, 1974.
MORAES, Rafael Castanheira Pedroso. Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível. Discursos Fotográficos, v.10, n.16, Londrina, 2014.
NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema III: Planificação e Montagem. Livros LabCom, Covilhã, 2010.
PLASENCIA, Clara. A condição do documento e a utopia fotográfica moderna. Tradução de Nuño Abreu. Barcelona: Museu d"™Art Contemporani de Barcelona, 2009.
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia, História e Visitas Urbanas. História, v.27, n.2, São Paulo, 2008.
RIBEIRO, Thiago Franco. Animação em stop-motion: Tecnologia de produção através da história. Dissertação (Dissertação em artes) - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte. 2009.
SOUZA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução í história, í s técnicas e í linguagem da fotografia na imprensa. Letras Contemporâneas, Florianópolis, 2004.
VANOYE, Francis e GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Papirus, Campinas, São Paulo, 1994.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.