ANIMAÇÃO DE IMAGENS PARA FOTODOCUMENTÁRIOS - EFEITOS VISUAIS PARA PRODUÇÃO DE SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4033Abstract
O fotodocumentário pode ser considerado uma categoria de documentário que se utiliza de imagens, fotos sequenciadas para compor sua narrativa. Este artigo visa adaptar animações e efeitos visuais utilizados em obras de animações, televisivas e cinematográficas dinâmicas para serem aplicados em imagens estáticas de fotodocumentários, auxiliando a produção de sentido neste contexto narrativo e ainda enriquecer e dinamizar visualmente a obra. Como metodologia foi utilizada pesquisa bibliográfica em áreas tangentes a este tema para identificar elementos epistêmicos da fotografia e elencar animações e efeitos possíveis de adaptação para este contexto. Como resultado pôde-se adaptar e relacionar um ao outro, desta forma, imagens exibidas nesta modalidade de documentário poderão transpor mais informação do que simplesmente aparecendo estáticas ao longo do filme. A adição de efeito e animação em elementos e planos da imagem podem destacar ações, emoções, sinalizações, movimento e tendências dentro de um único elemento pictórico. Conclui-se neste estudo que sob o ritmo do áudio ou narração, estes recursos gráficos relacionados e adaptados para o contexto de fotodocumentário podem enriquecer e enfatizar a mensagem a ser passada na obra audiovisual.
Downloads
References
BONI, Paulo César. O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como "meio" para transformações na sociedade. INTERCOM, Natal, 2008.
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio Fundo, Rio de Janeiro, 1992.
KOSHIYAMA, Davi. Análise de usabilidade: Paralaxe aplicada em interface de EaD. Revista PRISMA.COM, n.30, Porto, 2016.
MCGREGOR, Lewis. Understanding Tonal Values and the Importance of Contrast. The Beat, 2017. Disponível em: <https://www.premiumbeat.com/
blog/understanding-tonal-values-and-contrast>. Acesso em: 2 de nov. de 2020.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix, São Paulo, 1974.
MORAES, Rafael Castanheira Pedroso. Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível. Discursos Fotográficos, v.10, n.16, Londrina, 2014.
NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema III: Planificação e Montagem. Livros LabCom, Covilhã, 2010.
PLASENCIA, Clara. A condição do documento e a utopia fotográfica moderna. Tradução de Nuño Abreu. Barcelona: Museu d"™Art Contemporani de Barcelona, 2009.
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia, História e Visitas Urbanas. História, v.27, n.2, São Paulo, 2008.
RIBEIRO, Thiago Franco. Animação em stop-motion: Tecnologia de produção através da história. Dissertação (Dissertação em artes) - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte. 2009.
SOUZA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução í história, í s técnicas e í linguagem da fotografia na imprensa. Letras Contemporâneas, Florianópolis, 2004.
VANOYE, Francis e GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Papirus, Campinas, São Paulo, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.