A COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ COMO PARTE CONSTITUINTE DA HISTÓRIA CULTURAL DO BRASIL

Auteurs

  • Edinei Pereira da Silva Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3306

Résumé

O objetivo deste artigo é trazer a Companhia Cinematográfica Vera Cruz como parte constituinte da História do cinema brasileiro. Dado o recorte temporal priorizado para o presente estudo de caso, que envolve a aproximação da burguesia industrial paulista com essas questões, podemos tratar as temáticas correlacionadas a tais vértices, partindo das intervenções desencadeadas pelos múltiplos grupos ali existentes. O que podemos entender com isso é que houve nessa experiência, além do fato de potencializar a estética das produções mediante um requinte técnico e metodológico do processo, um campo condutor, e, na mesma proporção, propagador de conhecimento: constatou-se que nessa costura de acontecimentos, a fronteira é posta como espaço de interação social, como numa espécie de hibridismo cultural. Durante o levantamento dos dados que fundamentaram esse trabalho, foi possí­vel notar essas evidências. Num curto espaço de tempo, entre 1949 a 1954, suas produções dinamizaram a arte, assim como as tornaram imprescindí­veis para suscitar outros desafios, a exemplo dos elementos que alteraram as práticas e relações sociais acerca da cultura, polí­tica e economia que vigoravam naquele momento. A suntuosidade com que a História da Companhia foi construí­da nos revelam uma série de temas presentes naquela conjuntura, assim como expôs os aspectos dissonantes, distópicos e, concomitantemente, importantes, uma vez que seu legado nuança e sedimenta de maneira substanciosa um capí­tulo de nossa história cultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edinei Pereira da Silva, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em História Social pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 2019. Com Especialização em História, Sociedade e Cultura, também pela PUC-SP, e Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André. e-mail: edineipereira29@yahoo.com.br

Références

APARECIDA, Ângela Teles. Ozualdo Candeias na boca do lixo: A estética da precariedade no cinema paulistano. São Paulo: Fapesp, 2012.

BAZAN, André. O que é cinema? São Paulo: Ubu, 2018.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

_____________. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e polí­tica. vol. I. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Hibridas. São Paulo: Edusp, 2015.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1988.

GALVíO, Maria Rita. Burguesia e Cinema: o caso da Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981, p. 18.

GARCIA, Miliandre. A Questão da Cultura Popular: As polí­ticas culturais do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). In: Revista Brasileira de História. v. 24, n° 47. p. 127-162- 2004.

Téléchargements

Publiée

2020-05-22

Comment citer

SILVA, Edinei Pereira da. A COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ COMO PARTE CONSTITUINTE DA HISTÓRIA CULTURAL DO BRASIL. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.22.1.3306. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3306. Acesso em: 23 nov. 2024.