A COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ COMO PARTE CONSTITUINTE DA HISTÓRIA CULTURAL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3306Abstract
O objetivo deste artigo é trazer a Companhia Cinematográfica Vera Cruz como parte constituinte da História do cinema brasileiro. Dado o recorte temporal priorizado para o presente estudo de caso, que envolve a aproximação da burguesia industrial paulista com essas questões, podemos tratar as temáticas correlacionadas a tais vértices, partindo das intervenções desencadeadas pelos múltiplos grupos ali existentes. O que podemos entender com isso é que houve nessa experiência, além do fato de potencializar a estética das produções mediante um requinte técnico e metodológico do processo, um campo condutor, e, na mesma proporção, propagador de conhecimento: constatou-se que nessa costura de acontecimentos, a fronteira é posta como espaço de interação social, como numa espécie de hibridismo cultural. Durante o levantamento dos dados que fundamentaram esse trabalho, foi possível notar essas evidências. Num curto espaço de tempo, entre 1949 a 1954, suas produções dinamizaram a arte, assim como as tornaram imprescindíveis para suscitar outros desafios, a exemplo dos elementos que alteraram as práticas e relações sociais acerca da cultura, política e economia que vigoravam naquele momento. A suntuosidade com que a História da Companhia foi construída nos revelam uma série de temas presentes naquela conjuntura, assim como expôs os aspectos dissonantes, distópicos e, concomitantemente, importantes, uma vez que seu legado nuança e sedimenta de maneira substanciosa um capítulo de nossa história cultural.Downloads
References
APARECIDA, Ângela Teles. Ozualdo Candeias na boca do lixo: A estética da precariedade no cinema paulistano. São Paulo: Fapesp, 2012.
BAZAN, André. O que é cinema? São Paulo: Ubu, 2018.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.
_____________. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. vol. I. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Hibridas. São Paulo: Edusp, 2015.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1988.
GALVíO, Maria Rita. Burguesia e Cinema: o caso da Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981, p. 18.
GARCIA, Miliandre. A Questão da Cultura Popular: As políticas culturais do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). In: Revista Brasileira de História. v. 24, n° 47. p. 127-162- 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.