A VIDA COMO OBRA DE ARTE
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2007.2.1.1731Résumé
O artigo objetiva, a partir do pensamento de Michel Foucault, considerar a problemáticada constituição do sujeito e, sobretudo, o privilégio da ética no processo de subjetivação em função deuma estética da existência. Aponta ainda que o sujeito de desejo, quando tem domínio de si,desenvolve uma arte da existência, determinada pelo cuidado de si. Hoje o indivíduo, limitado pelosdomínios do saber constituído pelos jogos de verdade e dispositivos de poder, teria possibilidade deescolhas pessoais, considerando a vida como obra de arte.
PALAVRAS-CHAVE: Ética; Estética da Existência ; Cuidado de Si.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.