TRAVEL, IMAGINATION, AND THE STRANGEST OF THEATERS: MENDES PINTO'S TRAVELS AND GIL VICENTE'S BARCA DO INFERNO

Auteurs

  • Geraldo U. de Sousa

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1589

Résumé

Este artigo reforça a afirmação de William Sherman de que a literatura de viagens
funde testemunhos, informações secundárias e fantasia. O livro Peregrinação (ou Viagens -1583), de Fernão Mendes Pinto é comparado com a peça Barca do Inferno (1517), de Gil Vicente, argumentando-se que a voz ficcional/poética atua simultaneamente como espectador e participante imaginário.

PALAVRAS-CHAVE: literatura de viagens; informações; fantasia; voz ficcional/poética

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2009-06-01

Comment citer

SOUSA, Geraldo U. de. TRAVEL, IMAGINATION, AND THE STRANGEST OF THEATERS: MENDES PINTO’S TRAVELS AND GIL VICENTE’S BARCA DO INFERNO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 4, n. 1, 2009. DOI: 10.33871/19805071.2009.4.1.1589. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1589. Acesso em: 22 juill. 2024.