O conceito de Corpo sem Órgãos e a Cartografia como metodologia de pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11059Mots-clés :
Corpo sem órgãos, Cartografia, Teatro Oficina, ContracolonialRésumé
Este artigo reflete sobre o conceito de corpo sem órgãos, sua aplicação no trabalho do ator e na reinvenção de uma metodologia de pesquisa que agencia diferentes vozes para a construção de uma cartografia. O autor reflete sobre as práticas de si, vindo ao encontro de agentes contracoloniais para a compreensão de diferentes modos de existir, de expressar e de criar, unindo três reflexões distintas e apaixonadas entre si: uma performance apresentada na Carpintaria do Ator no Teatro Oficina em São Paulo; o encontro com a pesquisadora Déa Trancoso na oficina Metodologia das Sutilezas; e uma reflexão sobre o relato etnográfico A queda do Céu de Davi Kopenawa. Tais reflexões foram desenvolvidas na pesquisa em nível de mestrado intitulada Corpo sem Órgãos: Subversão e Inspiração Profana no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
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