O conceito de Corpo sem Órgãos e a Cartografia como metodologia de pesquisa

Autores/as

  • Henrique Leonel de Assis Coelho Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11059

Palabras clave:

Corpo sem órgãos, Cartografia, Teatro Oficina, Contracolonial

Resumen

Este artigo reflete sobre o conceito de corpo sem órgãos, sua aplicação no trabalho do ator e na reinvenção de uma metodologia de pesquisa que agencia diferentes vozes para a construção de uma cartografia. O autor reflete sobre as práticas de si, vindo ao encontro de agentes contracoloniais para a compreensão de diferentes modos de existir, de expressar e de criar, unindo três reflexões distintas e apaixonadas entre si: uma performance apresentada na Carpintaria do Ator no Teatro Oficina em São Paulo; o encontro com a pesquisadora Déa Trancoso na oficina Metodologia das Sutilezas; e uma reflexão sobre o relato etnográfico A queda do Céu de Davi Kopenawa. Tais reflexões foram desenvolvidas na pesquisa em nível de mestrado intitulada Corpo sem Órgãos: Subversão e  Inspiração Profana no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Leonel de Assis Coelho, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ. Mestre em Artes Cênicas e Bacharel em Teatro, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas da UFSJ e do projeto Diversidade Sexual e Teatro no Brasil: Visibilidade, representação e minoritarismo, orientado pelo professor Alberto Tibaji. Bolsista de iniciação científica pelo CNPq no período de 2018 - 2019. Formado no Curso de Preparação Para Atores (CPPA) do Teatro da Pedra, reconhecido pelo SATED-MG. Contemplado no edital da Lei Aldir Blanc com financiamento para o projeto do espetáculo "Goetia - Uma releitura antropofágica de Fausto e Hamlet" em 2020/2021. Contemplado pelo edital da Lei Municipal Noemi Gontijo em Betim-MG com financiamento para o projeto do espetáculo"Greta Garbo: Quem diria? Se acabou de me amar" com execução e circulação em 2024 e 2025. Membro integrante de Dezembro de 2023 à Dezembro de 2024 do bloco de carnaval "Filhos do Zé" no Teatro Oficina em São Paulo-SP. Contemplado pelo edital da lei municipal Aldir Blanc de São João del Rei com o projeto do espetáculo "Santidade" com estreia para 2025.

Citas

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1993.

ARTAUD, Antonin. Os Tarahumaras. Belo Horizonte: Moinhos, 2020.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023a.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. Somos da Terra em: CARNEVALLI, Felipe et al.(org). Terra: antologia afro-indígena. São Paulo/Belo Horizonte: Ubu Editora, 2023b. p.7-17.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2011. v.1.

KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

TRANCOSO, Déa. Estética, corpo e imanência em Exu: Entrevista com Déa Trancoso. Dez. 2022. Entrevista concedida a Vitor Faria. Disponível em: https://revistausina.com/2022/12/15/estetica-corpo-e-imanencia-em-exu-entrevista-com-dea-trancoso/ Acesso em 15 jan. 2025.

TRUPE CHÁ DE BOLDO. À Lina. In: Bárbaro. 2010.

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

DE ASSIS COELHO, Henrique Leonel. O conceito de Corpo sem Órgãos e a Cartografia como metodologia de pesquisa. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 189–207, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11059. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11059. Acesso em: 18 dic. 2025.