A imagem-cristal e o colonialismo nos devaneios de Bardo, falsa crônica de algumas verdades

Auteurs

  • Julianna Torezani UESC

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11018

Mots-clés :

Bardo, Cinema, Colonialismo, Imagem-cristal

Résumé

Contar histórias é a função de um bardo, figura europeia antiga. Por esse viés, é possível estudar a crítica e a autocrítica presentes em algumas produções cinematográficas. Ainda que estejam contando a história de um personagem, os criadores dessas obras abordam suas próprias histórias e reflexões. Bardo, falsa crônica de algumas verdades, por exemplo, é o filme de Alejandro González Iñárritu que trata sobre como as questões coloniais atravessam sua vida e a história mexicana. A trama, por meio do personagem Silverio Gama, entrelaça sua viagem dos Estados Unidos para o México, suas lembranças e fatos históricos que ocorreram no país, em função da colonização. O questionamento deste trabalho surge sobre a postura colonial contemporânea a partir da obra de um documentarista mexicano que será premiado por seus trabalhos. Os objetivos deste artigo são identificar como o filme apresenta as camadas de temporalidade entre passado e presente e discutir como as questões coloniais atravessam a vida e as memórias do protagonista. O texto tem como aporte teórico as seguintes noções:  imagem-cristal (Deleuze, 2005), cultura mexicana (Taylor, 2013), tríade colonial-racial-capital (Silva, 2019), colonialidade de poder (Quijano, 2005), pós-colonialidade (Hall, 2003) e mise-en-scène (Bordwell; Thompson, 2018; Carreiro, 2021). A partir de uma pesquisa documental, constatou-se que o filme utiliza da metalinguagem ao tratar sobre um documentarista. Através de suas memórias e fatos históricos, observamos que há uma neocolonização, sobretudo por conta da dependência econômica de países do eixo Sul em relação ao Norte e da migração que ocorre para os Estados Unidos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Julianna Torezani, UESC

Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Cultura e Turismo e Bacharela em Comunicação Social pela UESC. Autora do livro As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade (Editus, 2022). Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1823960024493328 E-mail: jntorezani@uesc.br

Références

BARDO, FALSA CRÔNICA DE ALGUMAS VERDADES. Direção: Alejandro González Iñárritu. Produção: Alejandro González Iñárritu e Stacy Perskie Kaniss. M Producciones, 2022. Netflix, 160 min., son., cor.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Tradução: Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da USP, 2013.

CARREIRO, Rodrigo. A linguagem do cinema [recurso eletrônico]: uma introdução. Recife: Ed. UFPE, 2021.

COUTINHO, Iluska. Leitura e análise da imagem. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. p. 330-344.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Cinema 2).

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik; Tradução: Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 107-130.

ROBERTS-BRESLIN, Jan. Produção de imagem e som. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável. São Paulo: Edição do autor, 2019.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução: Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

Téléchargements

Publiée

2025-12-17

Comment citer

TOREZANI, Julianna. A imagem-cristal e o colonialismo nos devaneios de Bardo, falsa crônica de algumas verdades. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 208–233, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11018. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11018. Acesso em: 18 déc. 2025.