O Teatro de Bonecos "O Rico Avarento"
intersecções emancipatórias ao contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10689Palavras-chave:
Propostas pedagógicas, Ensino das artes, Teatro de bonecos, Cultura PopularResumo
Este artigo objetiva abordar a Cultura Popular por meio da peça de Ariano Suassuna “O Rico Avarento” para a implementação das linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) nas produções dos estudantes, ligadas ao contexto cultural da comunidade escolar. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza qualitativa, com abordagem metodológica exploratória, e teve como técnica a pesquisa participante. O instrumento para coleta de dados foi por meio de observação participante, e, para analisar os dados colhidos, utilizou-se a Análise de Conteúdo (AC). Os processos pedagógicos possibilitaram a criação com temas da realidade nordestina, valorizando os aspectos socioculturais, mas também perspectivas de melhorias para futuras práticas.
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