O Teatro de Bonecos "O Rico Avarento"

intersecções emancipatórias ao contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10689

Palabras clave:

Propostas pedagógicas, Ensino das artes, Teatro de bonecos, Cultura Popular

Resumen

Este artigo objetiva abordar a Cultura Popular por meio da peça de Ariano Suassuna “O Rico Avarento” para a implementação das linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) nas produções dos estudantes, ligadas ao contexto cultural da comunidade escolar. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza qualitativa, com abordagem metodológica exploratória, e teve como técnica a pesquisa participante. O instrumento para coleta de dados foi por meio de observação participante, e, para analisar os dados colhidos, utilizou-se a Análise de Conteúdo (AC). Os processos pedagógicos possibilitaram a criação com temas da realidade nordestina, valorizando os aspectos socioculturais, mas também perspectivas de melhorias para futuras práticas.

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Biografía del autor/a

Neto Portela, Célia Helena Centro de Artes e Educação

Professor de Artes da Rede Estadual de Alagoas, ator, diretor, dramaturgo e pesquisador. Graduado em Artes Cênicas - Teatro Licenciatura. Especialista em Ensino das Artes - Técnicas e Procedimentos; Ensino do Teatro; Docência em Educação Básica. Mestre em Artes da Cena. Doutorando em Ciências da Educação. Pesquisa sobre procedimentos pedagógicos para o ensino das artes e teatro, processos pedagógicos, processos de criação artística, gestão educacional, história do teatro e dramaturgia.

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Publicado

2025-12-17

Cómo citar

PORTELA, Neto. O Teatro de Bonecos "O Rico Avarento": intersecções emancipatórias ao contexto escolar. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 517–536, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.10689. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10689. Acesso em: 18 dic. 2025.