A memória da cor e da forma

a arte geométrica e suas temporalidades

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10310

Mots-clés :

geometria, memória, tempo, cor

Résumé

Falar sobre cor é, antes de tudo, falar sobre tempo. Este artigo aborda aspectos referenciais sobre a cor na pré-história, onde os pigmentos extraídos da natureza já serviam para dar forma ao mundo visível. Ao longo dos séculos, esse percurso se transforma e chega à modernidade, com exemplos como a obra Irises, de Vincent van Gogh. O artigo também levanta questões sobre o processo de percepção cromática, tendo o projeto Faces of Auschwitz, de Marina Amaral, como objeto de estudo. Além disso, estabelece-se uma aproximação entre cor e forma em algumas fotografias da série Pinturas e platibandas, da fotógrafa brasileira Anna Mariani, e aborda aspectos da arte geométrica e suas possíveis interlocuções com a memória e o tempo, por meio de obras de Kazimir Malevich, Alfredo Volpi, Frank Stella e Agnes Martin.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jean Marcel Belmonte, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doctorant en Arts Visuels à l'École des Beaux-Arts de l'UFMG (2024), boursier de la FAPEMIG, titulaire d'une maîtrise en Arts de l'Université de l'État du Minas Gerais, boursier de la CAPES (2021), spécialiste en Arts Plastiques et Contemporanéité de l'École Guignard (2018), spécialiste en Art Contemporain de la PUC Minas (2016) et diplômé en Communication Sociale de la Faculté de Technologie et d'Éducation de Maringá-PR (2008). Il travaille dans le domaine des Arts, avec un accent sur l'art moderne et contemporain, en recherchant principalement les thèmes suivants : couleur et forme, temps et espace, l'éphémère et la mémoire. Il est représenté par la Galerie Orlando Lemos à Nova Lima, Minas Gerais, et par la Galerie Belizário à São Paulo. Il a été professeur invité dans le programme de master en Histoire de l'Art à l'IEC PUC Minas. Il est l'auteur du livre de poèmes Uma esquina perdida no tempo, publié par Caravana Grupo Editorial (2023).

Références

ANDRADE, Fabrício. Arte/Educação: Paradigmas do século XXI. São Paulo: Annablume, 2014.

BARROS, L. R. M. A Cor no Processo Criativo: Um Estudo sobre a Bauhaus e a Teoria de Goethe. 4. ed. São Paulo: SENAC, 2011.

BERCITO, Diogo. Artista brasileira dá cores à foto de vítima do Holocausto. Folha de São Paulo, 4 abril 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/04/artista-brasileira-da-cores-a-foto-de-vitima-do-holocausto.shtml. Acesso em: 4 dez. 2024.

CAMMAROTA, Mártin; BEVILAQUA, Lia R. M.; IZQUIERDO, Iván. Aprendizado e memória. IN: LENT, Roberto (org). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CARTIER-BRESSON, Henri. Ver é um todo. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

CESAR, João Carlos. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 16-25.

CESAR, João Carlos de Oliveira. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 181-189.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GAGE, John. A cor na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

GIANNOTTI, Marco (Org.). Reflexões sobre a cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.

GRIMALDI, Maura. Reflexões sobre a cor. In: GIANNOTTI, Marco (Org.). A cor na arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2021, p. 275-291.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia. O efêmero e o perpétuo. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory White. Van Gogh, a vida. Trad. de Marcia A. de S. S. P. Andrade. São Paulo: Editora Cia. das Letras, 2012.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

READ, Herbert. Uma História da Pintura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SEDA, Paulo. A questão das interpretações em arte rupestre no Brasil. Clio Arqueológica, Recife, n. 12, p. 139-167, dez. 1997.

WICHMANN, Felix A.; SHARPE, Lindsay T.; GEGENFURTNER, Karl R. The contributions of color to recognition memory for natural scenes. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 28, n. 3, p. 509–520, 2002. Copyright 2002 by the American Psychological Association, Inc. DOI: 10.1037//0278-7393.28.3.509. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/11352307_The_Contributions_of_Color_to_Recognition_Memory_for_Natural_Scenes. Acesso em: 5 dez. 2024.

Téléchargements

Publiée

2025-07-01

Comment citer

BELMONTE, Jean Marcel. A memória da cor e da forma : a arte geométrica e suas temporalidades. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 521–541, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10310. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10310. Acesso em: 5 déc. 2025.