Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual

caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles)

Auteurs

  • Patrícia Azambuja Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10293

Mots-clés :

Audiovisual, Materialidades, Direção de fotografia, Ainda estou aqui, Walter Salles

Résumé

Com base no entendimento da imagem movimento como herdeira de práticas e tradições múltiplas, busca-se aqui a compreensão da complexidade que envolve o trabalho da Direção de Fotografia, assim como, as interações inventivas que afloram do encontro com demais equipes de trabalho, em suas práticas operacionais e de potência emocional. O objetivo deste artigo, de cunho exploratório, é compreender o que conduz e articula as experiências da fotografia audiovisual contemporânea e, através de revisão de literatura, pesquisa documental e análise fílmica, decupar algumas correlações técnicas, de envolvimento emocional e narrativo com as matérias sensíveis da fotografia, no filme "Ainda estou aqui"(2024, Dir: Walter Salles).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Doutora em Psicologia Social pela UERJ e Pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC (DCS/CCSo/UFMA) e ao Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem - NUPPI (UFMA). Coordenadora do projeto de pesquisa [Gênero] Audiovisual Distribuído: políticas do ver, do imaginar e regime híbrido de imagens, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e do projeto de extensão Acervo Bem.te.vi  (acervobemtevi.ufma.br). E-mail: patricia.azambuja@ufma.br

 

Références

ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Barral - Seix, 1996.

AUGUSTO,Maria de Fátima. Montagem cinematográfica e a lógica das imagens. São Paulo, Annablume, 2004.

AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus Editora, 1993 [original francês: 1990].

AUMONT, J. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Edições texto & grafia. 2008.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Arte no Cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.

BLOCK, Bruce. A narrativa visual. São Paulo: Elsevier, 2010.

BROWN, Blain. Cinematography theory and practice: imagemaking for cinematographers & directors. 3.ed. New York: Routledge, 2016.

CAETANO, Maria do Rosário. “Ainda Estou Aqui” aposta na “subtração” narrativa e na emoção do espectador. Revista de Cinema [on-line]. 5 nov 2024. Recuperado de: <https://revistadecinema.com.br/2024/11/ainda-estou-aqui-aposta-na-subtracao-narrativa-e-na-emocao-do-espectador/> Acesso em 29 dez 2024.

CÁNEPA, Laura L. Expressionismo alemão. in: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, Papirus, 2006.

D’ARTEMARE, Antoine. Conversa com Andréa C. Scansani: direção de fotografia como mosaico de relações no cinema. in: ROURE, Ana Carolina; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023.

DUBOIS, Phillippe. Cinema, Video, Godard. São Paulo: Cosac e Naif, 2004.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GIL, I. A atmosfera como figura fílmica. Actas do III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico, v. 1, 2005.

HAMBURGER, Vera. Arte em cena. São Paulo: Ed. Senac, 2014.

KIANG, Jessica. ‘I’m Still Here’ Review: Walter Salles’ Profoundly Moving Sense-Memory Portrait of a Family — and a Nation — Ruptured. Variety [on-line]. Sep 1, 2024. Recuperado de: <https://variety.com/2024/film/reviews/im-still-here-review-walter-salles-1236121390/> Acesso em 25 out. 2024.

KRATJE, Julia. Atmósferas generizadas. Sobre algunas apropiaciones teóricas de las nociones de Stimmung e idiorritmia para el estudio del cine. Caiana, n. 12, p. 26-39, 2018.

MARTINS, India. O design visual na criação de atmosferas no filme Fallen Angels. Anais 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.

MASCELLI, Joseph. Os cinco Cs da cinematografia. São Paulo: Summus, 2010.

MOLETA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital. SP: Summus, 2009.

MOURA, Carolina Bassi de. A direção e a direção de arte: construções poéticas da imagem em Luiz Fernando Carvalho. Tese (Doutorado) - PPGAC - ECA/USP, 2015.

MOURA, Edgar. 50 anos de luz, câmera e ação. São Paulo: SENAC, 1999.

MÜNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal / Embrafilme, 1983.

SÁ, Ana Carolina Roure Malta de e MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. Walter Carvalho e a construção poética da linguagem na direção de fotografia. in: SÁ, Ana Carolina Roure Malta de; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023.

SALLES, Walter. ‘Ainda Estou Aqui’ fala da reconstrução da memória de uma família (e da memória de um país). Entrevista conduzida por João Paulo Barreto. Scream & Yell [on-line]. 20 nov. 2024. Recuperado de: <https://screamyell.com.br/site/2024/11/20/walter-salles-fala-sobre-ainda-estou-aqui-nosso-filme-fala-da-reconstrucao-da-memoria-de-uma-familia-e-da-memoria-de-um-pais/> Acesso em 10 nov. 2024.

SANTOS, Marcelo Moreira. A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. in: Revista Digital do LAV. Santa Maria, vol. 13, n.1, p.106-128, jan./abr. 2020. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/40856. Acesso em 20 out. 2024.

SCANSANI, Andréa C. A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais - Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. São Paulo: A. C. Scansani, 2018.

SCANSANI, Andréa C. Notas [quase] pessoais sobre cinematografia. Imagofagia, n. 21, 2020. Recuperado de: https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/79. Acesso em 7 out. 2024.

TEIJIDO, Adrian. Adrian Teijido, ABC: Diretor de fotografia fala sobre seu trabalho no filme de Walter Salles. Entrevista conduzida por Luna D’Alama. Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) [on-line], 06 nov. 2024. Recuperado de: <https://abcine.org.br/entrevistas/adrian-teijido-abc-ainda-estou-aqui/>. Acesso em 05 dez. 2024.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Papirus Editora, 2012.

Téléchargements

Publiée

2025-07-01

Comment citer

AZAMBUJA, Patrícia. Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual: caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles). Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 60–89, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10293. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10293. Acesso em: 5 déc. 2025.