Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual

caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles)

Authors

  • Patrícia Azambuja Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10293

Keywords:

Audiovisual, Materialidades, Direção de fotografia, Ainda estou aqui, Walter Salles

Abstract

Based on the understanding of the movement image as an heir to multiple practices and traditions, we seek here to understand the complexity that involves the work of the Director of Photography, as well as the inventive interactions that arise from the encounter with other work teams, in their operational practices and emotional power. The objective of this article, of an exploratory nature, is to understand what drives and articulates the experiences of contemporary audiovisual photography and, through literature review, documentary research and film analysis, to decipher some technical correlations, emotional and narrative involvement with sensitive materials of photography, in the film Ainda Estou Aqui (2024, Dir: Walter Salles).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Doutora em Psicologia Social pela UERJ e Pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC (DCS/CCSo/UFMA) e ao Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem - NUPPI (UFMA). Coordenadora do projeto de pesquisa [Gênero] Audiovisual Distribuído: políticas do ver, do imaginar e regime híbrido de imagens, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e do projeto de extensão Acervo Bem.te.vi  (acervobemtevi.ufma.br). E-mail: patricia.azambuja@ufma.br

 

References

ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Barral - Seix, 1996.

AUGUSTO,Maria de Fátima. Montagem cinematográfica e a lógica das imagens. São Paulo, Annablume, 2004.

AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus Editora, 1993 [original francês: 1990].

AUMONT, J. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Edições texto & grafia. 2008.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Arte no Cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.

BLOCK, Bruce. A narrativa visual. São Paulo: Elsevier, 2010.

BROWN, Blain. Cinematography theory and practice: imagemaking for cinematographers & directors. 3.ed. New York: Routledge, 2016.

CAETANO, Maria do Rosário. “Ainda Estou Aqui” aposta na “subtração” narrativa e na emoção do espectador. Revista de Cinema [on-line]. 5 nov 2024. Recuperado de: <https://revistadecinema.com.br/2024/11/ainda-estou-aqui-aposta-na-subtracao-narrativa-e-na-emocao-do-espectador/> Acesso em 29 dez 2024.

CÁNEPA, Laura L. Expressionismo alemão. in: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, Papirus, 2006.

D’ARTEMARE, Antoine. Conversa com Andréa C. Scansani: direção de fotografia como mosaico de relações no cinema. in: ROURE, Ana Carolina; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023.

DUBOIS, Phillippe. Cinema, Video, Godard. São Paulo: Cosac e Naif, 2004.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GIL, I. A atmosfera como figura fílmica. Actas do III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico, v. 1, 2005.

HAMBURGER, Vera. Arte em cena. São Paulo: Ed. Senac, 2014.

KIANG, Jessica. ‘I’m Still Here’ Review: Walter Salles’ Profoundly Moving Sense-Memory Portrait of a Family — and a Nation — Ruptured. Variety [on-line]. Sep 1, 2024. Recuperado de: <https://variety.com/2024/film/reviews/im-still-here-review-walter-salles-1236121390/> Acesso em 25 out. 2024.

KRATJE, Julia. Atmósferas generizadas. Sobre algunas apropiaciones teóricas de las nociones de Stimmung e idiorritmia para el estudio del cine. Caiana, n. 12, p. 26-39, 2018.

MARTINS, India. O design visual na criação de atmosferas no filme Fallen Angels. Anais 9o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.

MASCELLI, Joseph. Os cinco Cs da cinematografia. São Paulo: Summus, 2010.

MOLETA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital. SP: Summus, 2009.

MOURA, Carolina Bassi de. A direção e a direção de arte: construções poéticas da imagem em Luiz Fernando Carvalho. Tese (Doutorado) - PPGAC - ECA/USP, 2015.

MOURA, Edgar. 50 anos de luz, câmera e ação. São Paulo: SENAC, 1999.

MÜNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal / Embrafilme, 1983.

SÁ, Ana Carolina Roure Malta de e MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. Walter Carvalho e a construção poética da linguagem na direção de fotografia. in: SÁ, Ana Carolina Roure Malta de; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023.

SALLES, Walter. ‘Ainda Estou Aqui’ fala da reconstrução da memória de uma família (e da memória de um país). Entrevista conduzida por João Paulo Barreto. Scream & Yell [on-line]. 20 nov. 2024. Recuperado de: <https://screamyell.com.br/site/2024/11/20/walter-salles-fala-sobre-ainda-estou-aqui-nosso-filme-fala-da-reconstrucao-da-memoria-de-uma-familia-e-da-memoria-de-um-pais/> Acesso em 10 nov. 2024.

SANTOS, Marcelo Moreira. A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. in: Revista Digital do LAV. Santa Maria, vol. 13, n.1, p.106-128, jan./abr. 2020. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/40856. Acesso em 20 out. 2024.

SCANSANI, Andréa C. A imagem explícita: a materialidade do cinema sob o olhar da fotografia. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais - Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. São Paulo: A. C. Scansani, 2018.

SCANSANI, Andréa C. Notas [quase] pessoais sobre cinematografia. Imagofagia, n. 21, 2020. Recuperado de: https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/79. Acesso em 7 out. 2024.

TEIJIDO, Adrian. Adrian Teijido, ABC: Diretor de fotografia fala sobre seu trabalho no filme de Walter Salles. Entrevista conduzida por Luna D’Alama. Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) [on-line], 06 nov. 2024. Recuperado de: <https://abcine.org.br/entrevistas/adrian-teijido-abc-ainda-estou-aqui/>. Acesso em 05 dez. 2024.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Papirus Editora, 2012.

Published

2025-07-01

How to Cite

AZAMBUJA, Patrícia. Distinções e encontros entre as materialidades da fotografia e da arte no audiovisual: caso “Ainda estou aqui” (2024, Walter Salles). Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 60–89, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10293. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10293. Acesso em: 14 dec. 2025.