PRESENCIALIDADE VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA PANDEMIA DE COVID-19

Auteurs

  • Marlete dos Anjos Slva Schaffrath Universidade Estadual do Paraná
  • Tiago Madalozzo Universidade Estadual do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4304

Résumé

A excepcionalidade da condução virtual de disciplinas ligadas à área da Didática, imposta pela pandemia do Covid-19, provocou um certo desconforto pedagógico, ao mesmo tempo em que mobilizou estratégias para o trabalho docente no âmbito da formação superior em Música. A partir da ocorrência de um regime pedagógico de exceção, o modo de ensino remoto emergencial caracterizou a ressignificação de estratégias de planejamento e prática em disciplinas de Didática, no âmbito do Curso de Licenciatura em Música da Universidade [nome oculto]. Neste artigo, compartilhamos estratégias e resultados dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Didática e de Didática II, ambas centradas em processos teórico-práticos da formação docente para a atuação em ambiente escolar. Para a condução do trabalho, organizamos roteiros teórico-práticos que permitissem o exercí­cio virtual dos elementos da prática escolar aplicados, partindo de preceitos teóricos que embasam a Pedagogia e a Pedagogia da Música em termos de conteúdo, produção e avaliação de atividades. Discutimos a formação docente em Música a partir do exercí­cio de sua prática pedagógica definindo o conceito de presencialidade virtual. A conclusão do trabalho foi reveladora tanto dos limites quanto das possibilidades de práticas virtuais para o ensino nos cursos de formação de professores. Trabalhamos com a valorização de uma presencialidade para além do corpo fí­sico: uma presencialidade virtual, possibilitada por meio de atividades reflexivas e em diferentes plataformas e recursos digitais, e na construção de conhecimentos especí­ficos de interação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marlete dos Anjos Slva Schaffrath, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com estágio sanduí­che no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Professora Adjunta do campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência nas áreas de Didática e Metodologias do ensino, História da Educação, com ênfase em Historiografia da Educação com os seguintes temas: formação docente, métodos de ensino, livros didáticos, Ensino Secundário e Normal.

Tiago Madalozzo, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-PR) e Licenciado em Música pela UFPR. É Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná - campus de Curitiba II (UNESPAR). Desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Atua na capacitação de professores e na pesquisa em educação musical, com interesse nas áreas de educação musical na infância, educação musical na escola e audição musical ativa. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente - GAEFO (UNESPAR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE (UFPR).

Références

CUNHA, Antonio G. Dicionário etimológico da lí­ngua portuguesa. 4. ed. 2. reimp. São Paulo: Nova Fronteira, 2011.

EISNER, Elliot. W. Educar la visión artí­stica. Buenos Aires: Paidós, 1995.

GATTI, Bernardete A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v.47. n.166, out./dez. 2017, p.1150-1164. Disponí­vel em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4349>. Acesso em: 02 jun. 2021.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, mar. 2020. Disponí­vel em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 02 jun. 2021.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Martha K. de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. (Col. Magistério do 2º. Grau. Série Formação do Professor).

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MADALOZZO, Tiago. A construção do Programa de Atendimento Pedagógico Remoto do curso de Licenciatura em Música de uma universidade pública no Paraná: desafios, propostas e perspectivas no ensino remoto emergencial. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE EDUCAÇíO MUSICAL, 19., 2020. Anais... Disponí­vel em: <http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSul2020/sul/paper/viewFile/661/322>. Acesso em: 02 jun. 2021.

MARTINS, Miriam C.; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha T. Didática do ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer Arte. São Paulo: FDT, 1998.

PROGRAMA DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO REMOTO. Curso de Licenciatura em Música. Campus de Curitiba II/FAP. 1 arquivo (PDF). Colegiado do Curso de Licenciatura em Música: Curitiba, 2020. Disponí­vel em: <http://fap.curitiba2.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/licenciatura-em-musica/resolveuid/7030399e5b6e43aa8197385c5cd1710d>. Acesso em: 02 jun. 2021.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. Campus de Curitiba II. Unespar. Colegiado do Curso de Licenciatura em Música: Curitiba, 2017. Disponí­vel em: <http://fap.curitiba2.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/PPCLM2017_parasite.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2021.

SCHAFFRATH, Marlete; MADALOZZO, Tiago. Presencialidade virtual: novas possibilidades para a prática de ensino na formação de professores de música. In: ENCONTRO DE MONITORIAS E PRíTICAS DE ENSINO DA UNESPAR, 1, 2020, Paranavaí­. Resumo completo publicado nos Anais... Paranavaí­: Unespar, 2020. p. 20. Disponí­vel em: <https://drive.google.com/file/d/1psJtIigU9m0aWTyDYqXzHSvPYwIxjcVp/view>. Acesso em: 02 jun. 2021.

Téléchargements

Publiée

2021-11-04

Comment citer

SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Slva; MADALOZZO, Tiago. PRESENCIALIDADE VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4304. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4304. Acesso em: 17 nov. 2024.