PRESENCIALIDADE VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4304Abstract
A excepcionalidade da condução virtual de disciplinas ligadas à área da Didática, imposta pela pandemia do Covid-19, provocou um certo desconforto pedagógico, ao mesmo tempo em que mobilizou estratégias para o trabalho docente no âmbito da formação superior em Música. A partir da ocorrência de um regime pedagógico de exceção, o modo de ensino remoto emergencial caracterizou a ressignificação de estratégias de planejamento e prática em disciplinas de Didática, no âmbito do Curso de Licenciatura em Música da Universidade [nome oculto]. Neste artigo, compartilhamos estratégias e resultados dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Didática e de Didática II, ambas centradas em processos teórico-práticos da formação docente para a atuação em ambiente escolar. Para a condução do trabalho, organizamos roteiros teórico-práticos que permitissem o exercício virtual dos elementos da prática escolar aplicados, partindo de preceitos teóricos que embasam a Pedagogia e a Pedagogia da Música em termos de conteúdo, produção e avaliação de atividades. Discutimos a formação docente em Música a partir do exercício de sua prática pedagógica definindo o conceito de presencialidade virtual. A conclusão do trabalho foi reveladora tanto dos limites quanto das possibilidades de práticas virtuais para o ensino nos cursos de formação de professores. Trabalhamos com a valorização de uma presencialidade para além do corpo físico: uma presencialidade virtual, possibilitada por meio de atividades reflexivas e em diferentes plataformas e recursos digitais, e na construção de conhecimentos específicos de interação.Downloads
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