FENIMINISMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANALÍSE FILMICA DE FLORBELA (2012)
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3304Résumé
Compreende-se a construção das representações sociais com bases em questões políticas, históricas, ideológicas e socioculturais de posturas transgressoras à época da protagonista e poetisa portuguesa Florbela Espanca no longa-metragem de Vicente Alves do Ó (2012). Se fazendo uso de uma pesquisa exploratória e de análise fílmica, se utiliza em conjunto dois procedimentos de análise: modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2009) e os comentários dos críticos (SANTIAGO, 2012) e (RUSSO, 2018) para poder compreender as representações sociais e panorama do feminismo no cinema.
Téléchargements
Références
ABRIC, J. C. De l"™importance des représentations sociales dans les problémes des l"™exclusion sociale. In.: J. C. Abric (Org.), Exclusion Sociale, insertion et prévention. Saint-Agne: ÉRÈS. 1996.
_________. La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. Em J. C. Abric (Org.), Méthodes d"™étude des représentations sociales. Saint-Agne: ÉRÈS. 2003.
ALVAREZ, S. Feminismos Latino-americanos. Revistas Estudos Feministas. Rio de Janeiro. IFSC/UFRJ-PPCIS/UERJ, n. 2, p. 265-284, 1998.
AZEVEDO LUíNDIA, L. E. Cinema, Homossexualismo, Representações sociais:
Universos simbólico e ideológico do filme "Tatuagem" (Hilton Lacerda -2013, Brasil). Revista Livre de Cinema v. 4, n. 2, p. 69-96 mai-ago, 2017 Disponível em:www.relici.org.br/index.php/relici/article/download/119/152 Acesso em 18 abr. de 2019.
BARROS, J. D'A. Cinema e história: entre expressões e representações. In.: Nóvoa, J. ; Barros, J. D'A. (orgs). Cinema-história: teoria e representação sociais no cinema. 2 ed. Rio de Janeiro. Apicuri. 2008.
BUTLER, J. Subject Desire: Hegelian Reflections in Twentieth-Century France, Nova York: Columbia University Press, 1999a.
_________ .Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. Nova York: Routledege, 1999b.
_________ .Excitable Speech: A Politics of the Performative. Nova York: Routledge.1997
_________ . Bodies the Matter: On the Discursive Limits of "˜Sex"™. Nova York: Routledge. 1993
ERIBOM, E. Reflexões sobre a questão gay. Tradução Procopio Abreu; editor Nazar. Rio de Janeiro: Companhia de Freud. 2008
GUBERNIKOFF, G. Cinema, identidade e feminismo. São Paulo: Editora Pontocom, 2016
GARCIA, C.C . Breve história do feminismo. São Paulo: Claridade, 2011
GURGEL, T. Feminismo e luta de classe: história, movimento e desafios teórico-políticos do feminismo na contemporaneidade. Seminário Internacional Fazendo Gênero, v. 9, p. 1-9, 2010.
GUIMELLI, C.; DESCHAMPS, J-C. Effets de context sur la production d"™associations verbales: les cas des représentations sociales des Gitans. Cahies Internacionaux de Psychologie Sociale, v. 47-48, n. 3-4, 2000
KRÜEGER, H. Cognição, Estereótipos e preconceitos sociais. IN: LIMA, M. E. O; PEREIRA, M. E. Estereótipos, preconceitos e discriminação. Perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: EDUFBa. 2004
LIPPMANN, W. Opinião Pública. São Paulo: Vozes. 2008
MONTORO, T. A construção do imaginário feminino no cinema espanhol contemporâneo, In: ______; CALDAS, R (org). De olho na imagem. Brasília: Astrojildo Pereira/ Abaré, 2006.
MENIN, M.S.S. Representação social e estereótipo: a zona muda das representações sociais. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 22, n. 1, p. 43-51, abr. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000100006&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 09 abr. 2019.
MONTONE M. Florbela, o filme: biografia de poetisa portuguesa chega aos cinemas brasileiros. Site Obvious – Coluna Cinema Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/monica_montone/2014/05/florbela-o-filme-biografia-de-poetisa-portuguesa-chega-aos-cinemas-brasileiros.html#ixzz5kWmPBdco.acesso em 09 abr. 2019.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015
PEREIRA, M. E. Psicologia social dos Estereótipos. São Paulo: EPU.2002
RUSSO, F. Critica do Filme Florbela Espanca em Adoro Cinema. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-222163/criticas-adorocinema. Acessos em 09 abr. 2019. Santiago, Anibal Crítica do filme Florbela Espanca em RICK"™S Cinema in http://bogiecinema.blogspot.com/2012/03/resenha-critica-florbela.html
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação em massa. Petrópolis-RJ: Vozes. 2009
FREIRE, D; FERREIRA, N.E. A construção do sistema corporativo em Portugal (1933-1974). Tempo, Niterói , v. 25, n. 1, p. 256-276, abr. 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042019000100256&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 abr. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.