FENIMINISMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANALÍSE FILMICA DE FLORBELA (2012)
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3304Abstract
Compreende-se a construção das representações sociais com bases em questões políticas, históricas, ideológicas e socioculturais de posturas transgressoras à época da protagonista e poetisa portuguesa Florbela Espanca no longa-metragem de Vicente Alves do Ó (2012). Se fazendo uso de uma pesquisa exploratória e de análise fílmica, se utiliza em conjunto dois procedimentos de análise: modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2009) e os comentários dos críticos (SANTIAGO, 2012) e (RUSSO, 2018) para poder compreender as representações sociais e panorama do feminismo no cinema.
Downloads
References
ABRIC, J. C. De l"™importance des représentations sociales dans les problémes des l"™exclusion sociale. In.: J. C. Abric (Org.), Exclusion Sociale, insertion et prévention. Saint-Agne: ÉRÈS. 1996.
_________. La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. Em J. C. Abric (Org.), Méthodes d"™étude des représentations sociales. Saint-Agne: ÉRÈS. 2003.
ALVAREZ, S. Feminismos Latino-americanos. Revistas Estudos Feministas. Rio de Janeiro. IFSC/UFRJ-PPCIS/UERJ, n. 2, p. 265-284, 1998.
AZEVEDO LUíNDIA, L. E. Cinema, Homossexualismo, Representações sociais:
Universos simbólico e ideológico do filme "Tatuagem" (Hilton Lacerda -2013, Brasil). Revista Livre de Cinema v. 4, n. 2, p. 69-96 mai-ago, 2017 Disponível em:www.relici.org.br/index.php/relici/article/download/119/152 Acesso em 18 abr. de 2019.
BARROS, J. D'A. Cinema e história: entre expressões e representações. In.: Nóvoa, J. ; Barros, J. D'A. (orgs). Cinema-história: teoria e representação sociais no cinema. 2 ed. Rio de Janeiro. Apicuri. 2008.
BUTLER, J. Subject Desire: Hegelian Reflections in Twentieth-Century France, Nova York: Columbia University Press, 1999a.
_________ .Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. Nova York: Routledege, 1999b.
_________ .Excitable Speech: A Politics of the Performative. Nova York: Routledge.1997
_________ . Bodies the Matter: On the Discursive Limits of "˜Sex"™. Nova York: Routledge. 1993
ERIBOM, E. Reflexões sobre a questão gay. Tradução Procopio Abreu; editor Nazar. Rio de Janeiro: Companhia de Freud. 2008
GUBERNIKOFF, G. Cinema, identidade e feminismo. São Paulo: Editora Pontocom, 2016
GARCIA, C.C . Breve história do feminismo. São Paulo: Claridade, 2011
GURGEL, T. Feminismo e luta de classe: história, movimento e desafios teórico-políticos do feminismo na contemporaneidade. Seminário Internacional Fazendo Gênero, v. 9, p. 1-9, 2010.
GUIMELLI, C.; DESCHAMPS, J-C. Effets de context sur la production d"™associations verbales: les cas des représentations sociales des Gitans. Cahies Internacionaux de Psychologie Sociale, v. 47-48, n. 3-4, 2000
KRÜEGER, H. Cognição, Estereótipos e preconceitos sociais. IN: LIMA, M. E. O; PEREIRA, M. E. Estereótipos, preconceitos e discriminação. Perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: EDUFBa. 2004
LIPPMANN, W. Opinião Pública. São Paulo: Vozes. 2008
MONTORO, T. A construção do imaginário feminino no cinema espanhol contemporâneo, In: ______; CALDAS, R (org). De olho na imagem. Brasília: Astrojildo Pereira/ Abaré, 2006.
MENIN, M.S.S. Representação social e estereótipo: a zona muda das representações sociais. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 22, n. 1, p. 43-51, abr. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000100006&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 09 abr. 2019.
MONTONE M. Florbela, o filme: biografia de poetisa portuguesa chega aos cinemas brasileiros. Site Obvious – Coluna Cinema Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/monica_montone/2014/05/florbela-o-filme-biografia-de-poetisa-portuguesa-chega-aos-cinemas-brasileiros.html#ixzz5kWmPBdco.acesso em 09 abr. 2019.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015
PEREIRA, M. E. Psicologia social dos Estereótipos. São Paulo: EPU.2002
RUSSO, F. Critica do Filme Florbela Espanca em Adoro Cinema. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-222163/criticas-adorocinema. Acessos em 09 abr. 2019. Santiago, Anibal Crítica do filme Florbela Espanca em RICK"™S Cinema in http://bogiecinema.blogspot.com/2012/03/resenha-critica-florbela.html
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação em massa. Petrópolis-RJ: Vozes. 2009
FREIRE, D; FERREIRA, N.E. A construção do sistema corporativo em Portugal (1933-1974). Tempo, Niterói , v. 25, n. 1, p. 256-276, abr. 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042019000100256&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 abr. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.