NOSTALGIA EN CUPHEAD (2017)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9420

Palabras clave:

Videogame, Cuphead, Game studies

Resumen

Este texto tiene discusiones basadas en el estudio del juego Cuphead (2017), utilizando un enfoque cualitativo para recopilar datos del juego. El punto de partida del estudio es una breve revisión bibliográfica sobre los estudios de juegos y nuestra perspectiva es la noción de que los juegos son objetos de lectura, tal como lo postulan los estudios chartierianos. Cuphead fue leído para comprender cómo su texto sincrético afecta al jugador, provocando la emoción de la nostalgia. Al final de la investigación realizada, se observó que el juego es una amalgama de referencias imagenológicas y sonoras de una década de 1930 imaginada, organizada sin una mirada crítica hacia los prejuicios raciales presentes en los collages que dieron origen a las caricaturas de la llamada edad de oro de la animación estadounidense.

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Biografía del autor/a

Adriana Falqueto Lemos, Ifsul de Minas

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história cultural, videogame e leitura. Coordena o Grupo de Pesquisa Literatura, ficção e suas materialidades e é parte do Núcleo de Estudos literários e musicológicos. 

Viviana Móniva Vermes, Ufes

Bacharel em Música (Composição e Regência) pelo IA-Unesp (1988), Mestre em Artes (Música) pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP (2004-2005), um segundo estágio no Instituto de Artes - Unesp (2012-2015) e um terceiro estágio no Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona nos cursos de graduação em Música, e atua no programa de pós-graduação em Letras (PPGL).Musicóloga, dedica-se principalmente aos seguintes temas: música brasileira dos séculos XIX e XX, romantismo musical, circuitos musicais no Rio de Janeiro da Belle Époque, crítica musical, cenário musical de Vitória - ES nos séculos XX e XXI. É líder do Grupo de Pesquisa NELM - Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos. Pesquisadora do Labelle - Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (Uerj), Pesquisadora do NOMOS - Núcleo de Musicologia Social (IA - Unesp) e Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS). Associada à Anppom - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, ABET - Associação Brasileira de Etnomusicologia, IASPM-AL - Associação Internacional para Estudo da Música Popular - América Latina, IMS - Arlac - Associação Internacional de Musicologia, ICTMD - International Council for the Study of Traditional Music and Dance. Diretora da IASPM-AL (gestão 2016-2018). Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional (2016-2017). Diretora de Publicações da Anppom, editora-chefe da Revista Opus - Anppom (gestões 2022-2023, 2024-2025).

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

FALQUETO LEMOS, Adriana; MÓNIVA VERMES, Viviana. NOSTALGIA EN CUPHEAD (2017). Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 104–121, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9420. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9420. Acesso em: 22 dic. 2024.