Práticas monstruosas na invenção de um mundo para além do humano (um laboratório de dança e imaginação)
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8881Palabras clave:
monstruosidade, ecologia, cocriação, pós-humanidadeResumen
O artigo trata de um compartilhamento de metodologias e táticas de criação desenvolvidas por meio da residência Práticas monstruosas na invenção de um mundo para além do humano (um laboratório de dança e imaginação), que aconteceu dentro da programação do Seminário Internacional de Arte e Ecologia - Políticas da Existência pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Cena - UFRJ em parceria com o MAR - Museu de Arte do Rio. Por meio de quatro eixos investigativos a proposta visa um deslocamento da noção de humanidade construída por meio do pensamento/tecnologia moderna para um olhar atento para outras formas de vida e de alianças entre seres humanos e não humanos, materialidades diversas e hibridismos. A imaginação enquanto fisicalidade possível para criações em dança.
Descargas
Citas
CHAKRABARTY, Dipesh. O clima da história: quatro teses. Tradução: Denise Bottmann, Fernanda Ligocky, Diego Ambrosini, Pedro Novaes, Cristiano Rodrigues, Lucas Santos, Regina Félix e Leandro Durazzo. Panfleto político cultural Sopro. Ed 91, jul. 2013. Florianopólis: Cultura e Barbárie Editora, 2013.
COCCIA, Emanuele. Metamorfoses. Desenhos de Luiz Zerbini. Tradução Madeleine Deschamps e Victória Mouawad. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.
HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno. Tradução: Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. Climacom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte Ι Ano 3 - N. 5 / Abril de 2016 / ISSN 2359-4705. P. 139.
_____. Staying with the Trouble - making kin in the Chthulucene. Durham: Ed. Duke University Press, 2016.
_____. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Situando diferenças, v.5, p. 7-41, 1995. Disponível em: <https://ieg.ufsc.br/storage/articles/October2020/31102009-083336haraway.pdf>. Acesso em 17/7/2023.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LATOUR, Bruno. Diante De Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. Tradução de Maryalua Meyer. Ubu Editora: Rio de Janeiro, 2021.
LEPECKI, André. Exaurir a dança: Performance e a política do movimento. Annablume Editora: São Paulo, 2022.
MARGULIS, Lynn. Planeta Simbiótico: um novo olhar para a evolução. Tradução: Laura Neves. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2022.
SHOCK, Susy. Reivindico mi derecho a ser un monstruo. In: Festival por la Despatologización de las Identidades Trans La Plata. 2011. Minha tradução. Disponível em: https://youtu.be/udup-LFqnXI . Acesso 13 ago. 2020.
TSING, Anna L. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Thiago Mota Cardoso e Rafael Victorino Devos (org.), Brasília, IEB Mil Folhas, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.