Entre ratos-humanos e humanos mascarados

a construção de imagens significantes no espetáculo “Mordaz”

Autores/as

  • Liz Schrickte Autônoma

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8831

Palabras clave:

Teatro de Animação., Marionetes, Máscaras, Pigmalião Escultura que Mexe.

Resumen

O artigo trará uma exposição do processo de criação do espetáculo Mordaz no intuito de disponibilizar uma visão da proposta estético-política do grupo teatral Pigmalião Escultura que Mexe e dos seus modos criativos para aguçar a imaginação e a reflexão de seu público. Caminhando pela descrição do querer (as intenções da dramaturgia) e do fazer (o transporte para a cena), o trabalho reconstrói o processo de criação da obra para entender suas motivações criativas e suas estratégias de construção de sentido que se catalisam com a leitura do espectador. Considerando que sua autora é integrante do grupo e atriz do espetáculo analisado, o artigo traz elementos de uma pesquisa participante, utilizando como instrumentos a observação e a análise documental, além das consultas bibliográficas.

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Publicado

2024-07-01

Cómo citar

SCHRICKTE, Liz. Entre ratos-humanos e humanos mascarados: a construção de imagens significantes no espetáculo “Mordaz”. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 88–108, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8831. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8831. Acesso em: 3 jul. 2024.