Entre ratos-humanos e humanos mascarados
a construção de imagens significantes no espetáculo “Mordaz”
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8831Palabras clave:
Teatro de Animação., Marionetes, Máscaras, Pigmalião Escultura que Mexe.Resumen
O artigo trará uma exposição do processo de criação do espetáculo Mordaz no intuito de disponibilizar uma visão da proposta estético-política do grupo teatral Pigmalião Escultura que Mexe e dos seus modos criativos para aguçar a imaginação e a reflexão de seu público. Caminhando pela descrição do querer (as intenções da dramaturgia) e do fazer (o transporte para a cena), o trabalho reconstrói o processo de criação da obra para entender suas motivações criativas e suas estratégias de construção de sentido que se catalisam com a leitura do espectador. Considerando que sua autora é integrante do grupo e atriz do espetáculo analisado, o artigo traz elementos de uma pesquisa participante, utilizando como instrumentos a observação e a análise documental, além das consultas bibliográficas.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. 5ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179826/mod_resource/content/1/IND%C3%9ASTRIA%20CULTURAL%20E%20SOCIEDADE.pdf . Acesso em 15 mar. 2022.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Disponível em: file:///C:/Users/maril/Downloads/BAKHTIN_Mikhail._Esttica_da_Criao_Verbal._So_Paulo._Martins_Fontes_2003..pdf Acesso em 20 mai. 2023.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. 1955. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179833/mod_resource/content/1/A%20OBRA%20DE%20ARTE%20NA%20ERA%20DE%20SUA%20REPRODUTIBILIDADE%20T%C3%89CNICA.pdf . Acesso em mar. 2022.
CANETTI, Elias. Massa e Poder. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
DUFRENNE, Mikel. Estética e Filosofia. 3a ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. 266p.
FELIX, Eduardo. ROSIÈRE, Conceição. Mordaz. Dramaturgia do espetáculo do grupo Pigmalião Escultura que Mexe. Belo Horizonte, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JAKOBSON, Roman. Lingüística, poética, cinema. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007. 209 p.
JURKOWSKI, Henryk. Métamorphoses. Charleville-Mézières: Éditions Institut International de la Marionnette, 2000.
MASSUMI, Brian. O que os Animais nos Ensinam sobre Política. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
MOUZE, Létitia. UM PRODIGE DIVIN: L´être humain comme animal esthétique dans les Lois de Platon. In: BEAUCHAMP, Hélène; GARCIN-MARROU, Flore; NOGUÈS, Joëlle; HAESEBROCK, Elise Van (Org.). Les Scènes Philosophiques du Théâtre de Marionnettes. Montpellier: L’entretemps & Institut International de la Marionnette, 2016, p. 164-178.
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Cornélio Procópio: UEMP, 2015. Disponível em: < http://www.ccp.uenp.edu.br/e-books/lituniv/2015-gorwell-rev_bichos.pdf >. Acesso em 21 mar. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.