MOVIMENTOS DE ACOPLAMENTO CORPO-SOLO NA POÉTICA DE ARTISTAS LATINO-AMERICANES
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7482Palabras clave:
arte latino-americana, poéticas corporais, devir-terra, aesthesis decoloniaisResumen
O escrito dedica-se à observação de proposições artísticas que trabalham movimentos de aproximação corpo-terra. Tendo como interesse central práticas realizadas por artistas latino-americanes, o artigo objetiva investigar e relacionar ações que apostam em exercícios de acoplamento corpo-solo, entendendo-as como gestos de resistência ao silenciamento, anestesiamento, distanciamento e à espetacularização da vida própria ao projeto moderno/colonial capitalístico em sua versão contemporânea. Ações de escavação para a abertura de portais sensíveis, revolvendo a terra para escutar com as mãos, abrindo o corpo para ser canal. Artistas que criam alianças corpo-mundo, frestas para a emergência de sensibilidades outras, para escutas outras, vozes outras. Ações como de Ana Mendieta, Tania Bruguera, Seba Calfuqueo, Rodrigo Braga, Natália Lobo Tupinambá, Tieta Macau, entre outres, que investem em experiências de contato com o mundo como vivo, vibrando a experiência das forças do mundo em seus corpos como via de denúncia, mas também de anúncio, de configurações outras de vida sobre uma terra ferida. O trabalho articula descrições e análises de propostas com reflexões desenvolvidas pelos artistas em diálogo com ideias de autores como Maria Lugones, Fernanda Eugénio, Suely Rolnik, Ailton Krenak, Peter Pál Pelbart, entre outres.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.