O TRABALHO DO ATOR E EMOÇÕES

UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES E MEMÓRIA DAS EMOÇÕES DE STANISLAVSKI

Autores/as

  • Ronald Rosa Universidade Federal do Tocantins
  • Bárbara Tavares dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7113

Palabras clave:

Ator, Neurociência, Emoções, Corpo

Resumen

Este trabalho tem como objetivo demonstrar por meio do diálogo da neurociência das emoções e o conceito de memória das emoções de Constantin Stanislavski (1863 – 1938), a importância das emoções humanas no trabalho de ator/atriz sobre em processos de criação cênica. Também faz parte desta pesquisa a exploração do conceito imagem mental que possui correspondente no campo da neurociência e das artes cênicas, assim como, a reflexão do corpo como potência de criação artística, sendo a emoção uma reação a estímulos ambientais ou cognitivos que podem contribuir significativamente para processos criativos. Para fomentar o diálogo entre teatro e neurociências é apresentado o percurso histórico em que a arte se relaciona com as ciências médicas, pelo viés da filosofia ocidental, partindo de Aristóteles na história antiga e culminando nos escritos do escritor e neurocientista português Antônio Damásio (1994) sobre o processo neurofisiológico e a interpretação das emoções humanas. Realiza-se um estudo sobre as contribuições da neurociência das emoções para o trabalho de ator/atriz na composição artística orgânica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BLAIR, R. The actor, Image, and Action: acting and cognitive Neuroscience. London; New York: Routledge, 2008.

BURNIER, L. O. A arte de ator: da técnica à representação. 3 ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2020.

CALVERT, D. F. Teatro e neurociência: o despertar de um novo diálogo entre arte e ciência. Revista Brasileira de Estudos da presença, v. 4, n. 2, p. 223-248, 2014.

COUCHOT, E. A natureza da arte: o que as ciências cognitivas revelam sobre o prazer estético. Traduzido por Edgard de Assis Carvalho. – São Paulo: Editora Unesp. 2018.

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano.Tradução de Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

____________. Em busca de Espinoza - Prazer e dor na ciência dos sentimentos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

____________. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. 2. ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DEACON, T. W. Language Evolution and Neuromechanisms. In: BECHTEL, W.; GRAHAM, G. (Ed.). A Companion to Cognitive Science. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2017. P. 212-225.

DESCARTES, R. Cartas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

_____________. Meditaçõesmetafísicas. Tradução de Maria Ermantina. São Paulo: Martins Fontes: 2005.

DUVERNOY, H. M. The Human Hippocampus: Functional Anatomy, Vascularization and Serial Sections with MRI. Switzerland: Springer, 2005.

ESPINOZA, B. Pensamentos metafísicos; Ética; Tratado de correção do intelecto; Tratado político; Correspondência. Tradução de Marilena de Souza Chauí. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

____________. Espinoza: Obra completa II: Correspondência Completa e Vida. Organização: J. Guinsburg, Newton Cunha, Roberto Romano. São Paulo:Perspectiva, 2014.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

JAY, V. Pierre Paul Broca. Archives of Pathology & Laboratory Medicine, v. 126, n. 3, p. 250-251, 2002.

MORAIS, E. A. de. Neurociência das Emoções. São Paulo: Intersaberes, 2020.

NIETZSCHE, F, W. Assim falou Zaratustra. Tradução de Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: L&PM Editores, 2014.

_______________. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. 2 ed. São Pauto, Companhia das Letras, 1992.

NOLEN-HOEKSEMA, S. Introdução à psicologia. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

SANTOS, A. C. dos. Teatro das Emoções e Emoções no Teatro: Diálogos Entre Neurociência e Stanislavski. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Goiás, Goiânia 2016.

STANISLAVSKI, C. A Preparação do Ator. Tradução de Pontes de Paula Lima. – 41 ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

ZALTRON, A. M. Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo. São Paulo: Perspectiva: Claps – Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski, 2021.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

ROSA, Ronald; TAVARES DOS SANTOS , Bárbara. O TRABALHO DO ATOR E EMOÇÕES: UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES E MEMÓRIA DAS EMOÇÕES DE STANISLAVSKI. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 181–208, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.28.1.7113. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/7113. Acesso em: 21 nov. 2024.