O ARTISTA-DOCENTE EM MOVIMENTO VIRTUAL: A MEDIAÇÃO TEATRAL COM CRIANÇAS ATRAVÉS DO JOGO

Autores/as

  • Ana Letícia Villas Bôas
  • Robson Rosseto

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4463

Resumen

Este artigo busca refletir acerca da proposta de mediação teatral virtual, elaborada para oespetáculo "@travessamentos: A Travessia da Borboleta" , realizada em junho de 2021, com um grupo de crianças entre 5 e 10 anos. Através da metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral, um processo dramático foi desenvolvido, com base na narrativa cênica da obra teatral da Sangá Cia. de Teatro, com crianças em situação de isolamento social, em razão da pandemia advinda do ví­rus Covid19 desde 2020. A proposta abarcou especialmente duas estratégias do Drama para o envolvimento dos participantes: professor-personagem e estí­mulo composto. Ao longo da experiência, constatou-se a importância do artista-docente propor estratégias de aproximação e conexão com crianças, criando espaços criativos e afetivos que propiciem o engajamento e envolvimento dos (tele)espectadores no jogo cênico, a fim de potencializar o encontro entre espectador, artista e obra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

BÔAS, Ana Letícia Villas; ROSSETO, Robson. O ARTISTA-DOCENTE EM MOVIMENTO VIRTUAL: A MEDIAÇÃO TEATRAL COM CRIANÇAS ATRAVÉS DO JOGO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4463. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4463. Acesso em: 22 jul. 2024.