MEDIAÇÃO NO MUSEU, NA ESCOLA E NA VIDA

Autores/as

  • Joelma Zambão Estevam Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4309

Resumen

O presente artigo discorre sobre mediação em museus, enfatizando que, antes que ela ocorra dentro destas instituições, é importante tentar entender os motivos pelos quais um percentual tão pequeno da população, especialmente da oriunda de uma classe econômica mais baixa, frequenta museus. Reflete sobre este afastamento entre público e arte e busca nos escritos de Pierre Bourdieu, especificamente na tese do poder simbólico, explicações para este fato. Discorre sobre as construções históricas e ideológicas que levaram o público, especialmente o oriundo de classes econômicas inferiores a acreditar que os museus não foram feitos para ele e aponta a escola como uma alternativa na superação deste processo, uma vez que os professores de Arte tenham consciência deste fato e trabalhem no sentido de não reproduzi-lo. Por fim, discorre sobre a preocupação que os setores educativos dos museus precisam ter para acolher este público, ressaltando que, para além do atendimento das questões importantí­ssimas de acessibilidade, é fundamental pensar em condutas que trabalhem no sentido contrário da elitização da instituição museal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelma Zambão Estevam, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná desde 2007.

Graduada em Educação Artí­stica com habilitação em Artes Plásticas – UFPR/1992.

Especialista em Literatura – UTP/1997.

Mestre em Engenharia de Produção – UFSC/2002.

Mestre em Educação – UTP/2006.

Doutora em Tecnologia – UTFPR/2016.

Link do Currí­culo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0890528DE16B65465F6D730F667292DA

Citas

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

______. Pierre. A distinção: crí­tica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2013.

______. A economia das trocas linguí­sticas. São Paulo: Edusp, 2008.

BRASíLIA. Instituto Brasileiro de Museus. Ministério da Cultura (Org.). Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo: Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972. 2012. Organização: José do Nascimento Junior, Alan Trampe, Paula Assunção dos Santos. Disponí­vel em: <http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/09/Publicacion_Mesa_Redonda_VOL_I.pdf>. Acesso em: 23 set. 2014.

CAILLET, Elisabeth. Polí­ticas de emprego cultural e ofí­cio da mediação. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009. p. 71-83.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas hí­bridas. São Paulo: Edusp, 2003.

______. Culturas hí­bridas. São Paulo: Edusp, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2002.

GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ICOM. Conselho Internacional de Museus. Declaração de Caracas. 1999. Cadernos de Sociomuseologia. Museologia e Patrimônio: Documentos Fundamentais. Disponí­vel em: <http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/declaracao-de-caracas.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2014.

PUIG, Carla Padró. Modos de pensar museologias: Educação e estudos de museus. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009. p. 53-70.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: O museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.

SCOTT, Joan. Experiência. In: SILVA, Alcione da; LAGO, Mara Coelho de Souza; RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Falas de gênero: teorias, análises, leituras. Florianópolis: Editora Mulheres, 1999. p. 21-55.

TEIXEIRA LEITE, José Roberto. Dicionário crí­tico de polí­tica cultural. São Paulo: Iluminuras, 1999.

TRAMPE, Alan. Recuperando o tempo perdido. 2012. Disponí­vel em: <http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/09/Publicacion_Mesa_Redonda_VOL_I.pdf>. Acesso em: 23 set. 2014.

VARINE, Hugues de. As raí­zes do futuro: O patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2013.

Publicado

2021-11-04

Cómo citar

ESTEVAM, Joelma Zambão. MEDIAÇÃO NO MUSEU, NA ESCOLA E NA VIDA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4309. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4309. Acesso em: 22 jul. 2024.