DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DANÇA EM FORMATO REMOTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4308Resumen
O presente artigo apresenta o Estágio Supervisionado em Dança II, na Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS, realizado no IFTO em turmas do Ensino Médio integrado. A experiência abordou o modernismo na arte no Brasil e suas relações com as precursoras e os precursores da dança moderna, além das mudanças nas concepções de corpo e de dança ocorridas nesse período. Apesar dos desafios apresentados pelo contexto do ensino remoto levamos em consideração as limitações que essa configuração demanda tanto para construção da metodologia, como para os processos de criação. Como metodologia foram realizadas aulas síncronas e assíncronas abordando os conteúdos estudados, além de leituras de textos; vídeos e comunicação pelo WhatsApp. Ao final construímos uma sequência coreográfica utilizando objetos e partes específicas do corpo. As e os estudantes indicaram como experiências positivas a diversidade de materiais, entre eles a utilização do livro didático, as vídeo aulas, os textos, os vídeos artísticos e as aulas síncronas pela interação entre professor/estagiário e estudantes. Além disso, evidenciamos a necessidade de superarmos os descompassos existentes na presença das quatro áreas da arte na escola.
Descargas
Citas
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2ed. SP: Martins Fontes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acessado em: 19/10/2020.
BUARQUE, Cristovam. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. Senado Notícias, 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-musica-e-teatro-no-curriculo-da-educacao-basica. Acessado em: 24/06/2021.
DANTAS, Mônica Fagundes. O corpo natural de Isadora Duncan e o natural no corpo em educação somática: apontamentos para uma história do" corpo natural" em dança. Garimpando memórias: esporte, educação física, lazer e dança. p. 149-161, 2007.
NASCIMENTO, Diego Ebling do. Do Balé Clássico í Dança Moderna: impressões e pistas para o entendimento das concepções de corpo na dança. Revista da FUNDARTE, v. 37, n. 37, p. p. 160-173, 2019.
ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária, Campus Colinas do Tocantins. Aprovado pela Resolução n.º 6/2016/CONSUP/IFTO, de 24 de fevereiro de 2016. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-colinas-do-tocantins/tecnico-em-agropecuaria-integrado-ao-ensino-medio/ppc-tecnico-agropecuaria-integrado-medio-campus-colinas-1edicao.pdf Acessado em: 05/10/2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática, Campus Colinas do Tocantins. Aprovado/autorizado pela Resolução ad referendum n.º 8/2014/CONSUP/IFTO, de 19 de dezembro de 2014, convalidada pela Resolução n.º 16/2017/CONSUP/IFTO, de 16 de março de 2017. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-colinas-do-tocantins/tecnico-em-informatica-integrado-ao-ensino-medio/ppc-tecnico-informatica-integrado-medio-campus-colinas-tocantins.pdf Acessado em: 05/10/2020
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. Revista Ouvirouver, v. 10 n. 2, p. 230-239, 2014.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. Cortez, 2011.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MEIRA, Beá; PRESTO, Rafael; SOTER, Silvia. Percursos da arte: volume único: Ensino Médio. Editora Scipione, 2016. Disponível em: https://api.plurall.net/media_viewer/documents/1858916
MONTEIRO, Gabriela Lírio Gurgel. Loie Fuller - Artista precursora da Cena Expandida. Repertório, p. 137-145, 2016
RICCI, Rudá. Os quatro erros pedagógicos do ensino remoto. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/os-quatro-erros-pedagogicos-do-ensino-remoto/ Acessado em 05/04/2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2012 -2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), 2012. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201606/08135053-1449056224plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi.pdf Acessado em 29/06/2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Graduação em Dança: Licenciatura - Plano de Curso. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Fundação Municipal de Artes de Montenegro, 2006.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Graduação em Dança: Licenciatura - Plano de Curso. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Montenegro, 2019.
VIEIRA, Alba Pedreira. Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças moderna e expressionista no Brasil. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, v. 6, 2009.
VIEIRA, Marcilio de Souza. As Danças de Martha Graham e Doris Humphrey, no Ensino/Prática da Dança. R. Científica / FAP, Curitiba, v. 9, p. 202-212, jan./jun. 2012.
VIEIRA, Marcilio de Souza. História das ideias do ensino da dança na educação brasileira. Editora Appris, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.